Liberdade

Liberdade: "1 Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2 Poder de exercer livremente a sua vontade. 3 Condição de não ser sujeito, como indivíduo ou comunidade, a controle ou arbitrariedades políticas estrangeiras. 4 Condição do ser que não vive em cativeiro. 5 Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão. 6 Dir Isenção de todas as restrições, exceto as prescritas pelos direitos legais de outrem. 7 Independência, autonomia. 8 Ousadia. 9 Permissão." (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=liberdade)


Parece loucura, mas recentemente ando pensando na relação entre liberdade e ser motociclista, algo tão valorizado mas que poucos compreendem.

Pode ser reflexo dos problemas que surgiram aqui em casa, pode ser pelos desafios que andam surgindo no campo profissional ou então pela saudade imensa de pegar a estrada... viajar de moto... sentir aquele vento no rosto, no peito, sentir o aroma da estrada... sim, aroma !!! E amo esse cheiro!!!

É engraçado como o conceito de liberdade sempre roda lado a lado com os aventureiros sobre duas rodas. Essa semana até encontrei um texto perfeito sobre isso, e que vale o compartilhamento:



"Apenas desfrutamos da nossa liberdade um pouco mais"

Bem, os desafios do dia a dia impõe milhares de restrições em todas as situações, afinal, como a definição no dicionário citada acima, a liberdade só é permitida até atingir "os direitos legais de outrem", e isso também é um tremendo desafio.

Encontrei também uma abordagem linda sobre esse assunto pelo Nando, no dvd do Cruzeiro Roupa Nova, abaixo segue na íntegra, mas pode ser assistida a partir dos 37 minutos e 48 segundos:



"É para refletir... entre estar nesse navio e estar ali fora dentro da própria vida. Eu estava na cabine olhando pra fora e fiquei imaginando que esse ponto...isso é um ponto dentro do oceano né, e ao mesmo tempo, como cada um de nós pode se sentir um ponto de luz no meio da escuridão... dos problemas do mundo. Você pode ser um sorriso com seu positivismo, e afetar um pedaço dessa escuridão que está em volta de você, eu acho que isso é liberdade, é você conseguir estar num lugar fechado, isolado, e sentindo livre ... e capaz de modificar a situação que está em volta de você. É uma missão, uma responsabilidade!! Se sentindo sempre livre e feliz para que nossa luzinha abra um clarão em volta desse mundo...  "

Sinceramente acho que com essas palavras encontrei um real propósito para esse sentimento: Liberdade não é apenas se revoltar contra as coisas ou sair por aí sem destino, liberdade é a capacidade de modificar a situação que está em volta de nós mesmos, é assumir essa responsabilidade gigante de ser feliz, não com um sentimento egoísta, mas para todos.

Bem, andar de moto solitariamente sobre uma estrada nos faz pensar sobre o que é realmente importante, limpa a alma... e o resultado reflete atitudes que precisam existir cada vez mais nesse mundo, como a alegria ao fazer um novo amigo, a cumplicidade ao auxiliar companheiros com problemas, a torcida para que de tudo certo nas viagens de outros motociclistas, e principalmente, no sorriso imenso que temos ao voltar pra casa.

É por isso que realmente liberdade e moto andam juntas, uma combinação perfeita!!! E logo logo mato essa saudade de estrada *-* as coisas estão voltando a dar certo aqui em casa, e nossa determinação de cumprir alguns objetivos em família com certeza terá bons resultados. 

Somos livres, para sermos felizes juntos !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18/11 - Ushuaia, o sonho realizado

16/11 - Rumo a Ushuaia, mas incompletos

15/11 - O dia que as coisas não saíram como o planejado