Pular para o conteúdo principal

26/08 - Treinamento de Pilotagem Defensiva com Carlos Amaral

Ser bom no que faz!!! Esse é o alvo da maioria das pessoas, independente de seus trabalhos, hobbies ou situações. Por exemplo, alguns desejam ser os melhores desenhistas, outros fazem a diferença como instrumentistas, e assim por diante...

O grande campeão Ayrton Senna disse certa vez:

"Creio na habilidade de se focalizar em algo e aí você pode extrair muito mais disso. Foi assim em toda a minha vida.  Foi só uma questão de melhorar essa técnica e aprender mais e mais. É algo que não tem fim. Você sempre encontra novas coisas para aprender. É muito interessante. É fascinante!”

Sim, é fascinante, e melhor ainda quando o foco é uma paixão!!! E foi com esse alvo que no domingo, dia 26/08, tive a chance de fazer o curso de pilotagem defensiva com um grande instrutor, o Carlos Amaral, junto com a galera do MotoTuristas , e valeu a pena ;-)

Primeiro tenho que deixar claro que  novamente enfrentei meu medo de pilotar em São Paulo, pois atravessei sozinha a cidade até chegar em Santo André, onde foi o curso. Passei pela Marginal Tietê e peguei a Av. dos Estados, o caminho é fácil, mas que lugares tensos hein, medo ... receio... insegurança ... sentimentos terríveis, continuo afirmando que prefiro atravessar o Brasil inteiro do que atravessar São Paulo sozinha  =/ mas felizmente deu tudo certo \o/

Voltando a parte do curso... muitos conceitos ouvi pela primeira vez e foram muito interessantes, como por exemplo saber que o limite da moto na curva está justamente na distância da área de segurança do pneu contra o asfalto, e comprovei que algumas deitam muitoooo!!! Até mesmo as custom, o limite delas envolve mais a carenagem pegar no chão do que o pneu em sí, por isso podemos confiar em deitar a moto para melhor estabilidade nas curvas.


Claro que eu jamais chegarei ao que a minha moto proporciona rsrs prudência é sempre bem vinda ;-)



A frenagem dos pneus não está apenas na tração, mas sim no atrito do pneu com o asfalto, como o Alexandre disse, por que é que quando freamos em cima do óleo a moto não para? Justamente pela falta do atrito, então conhecer a capacidade da moto, tanto do freio traseiro quanto dianteiro é extremamente importante.


A história de que não se deve frear em curva é puro mito, claro que o mais indicado é frear ANTES dela, mas caso seja necessário, o principal é o cuidado em não deixar travar as rodas, isso porque o deslocamento da moto irá influenciar consideravelmente na estabilidade da moto e segurança.

Equipamentos de segurança são primordiais, e um que ainda não tive a chance de adquirir é uma bota apropriada. Um tênis comum e um chinelo tem quase o mesmo nível de segurança, isso porque em contato com o solo, o tênis simplesmente sairá do pé, ou pior, a borracha do solado por "travar" no chão, levando o motociclista a torcer o tornozelo contribuindo para graves lesões, o Heberte já tinha me falado sobre isso, e realmente será minha próxima compra.




Depois de tantas informações, hora de colocar as dicas em prática né \o/


Quando se está fazendo uma curva, é importante olhar sempre para o final dela, isso aumenta a visão periférica do espaço e evita que se perca levando a moto para o canteiro. Como nunca tinha ouvido orientações assim antes, percebi que faz toda a diferença, é possível delimitar exatamente o espaço que se tem para a curva, muito mais prático.













Treino, treino e treino...




Como a própria galera do MT falou, é muito útil ter um espaço apropriado com orientações e treino para conhecer a capacidade da moto, mesmo tendo km's e km's na bagagem.







Bem, eu ainda sou medrosa para deitar a moto, mas o resto da galera fez bonito ;-)

Todas as informações foram muito interessantes, o treino, as dicas ... enriquecedoras!!

Foi um prazer enorme conhecer a galera do MotoTuristas pessoalmente, sempre tão gentis no fórum ... e comprovei que são motociclistas espetaculares, a cia de vcs foi incrível  ;-)


E olha só, aluna dedicada hein ;-) agora certificada rsrsrs vamos torcer para que tudo isso continue contribuindo para que eu continue no grupo dos que não caíram,  só preciso lidar melhor com os momentos que faltam perna, até hj ainda não sofri acidente pilotando, só cai uma vez no acostamento manobrando a moto para retornar, e que raiva viu ¬¬'





E agora, mais preparada, é hora de levar o lema adiante: "O mundo é grande demais para se nascer e morrer no mesmo lugar", então vamos que vamos  ;-)



Obs: Obrigada ao Alexandre e ao Kokimoto pela gentileza em me acompanhar por São Paulo, me deixando na Marginal Tietê, não imaginam como isso me ajudou, realmente andar em Sampa é muito tenso.


Vlw galera \o/

Comentários

  1. Noellen, você mandou muito bem! E não só atravessou São Paulo pra chegar em Santo André, teve São Caetano também! (Aposto que você nem percebeu isso! hehehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk e não é que é verdade Hugo o.O

      Pronto, agora não apareço por aqueles lados nunca mais rsrsrsr :-P

      tenso...tenso...tenso rsrsrsrs

      vlw \o/

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 013 - Serra da Macaca

A Serra da Macaca é uma estrada linda que corta o Parque Carlos Botelho, de São Miguel Arcanjo a Sete Barras , no estado de São Paulo . Uma estrada super bacana e com vários atrativos pelo caminho, como a própria cidade de São Miguel Arcanjo (que terá imagens especiais no próximo vídeo), as vinícolas super bacanas e muito mais! O Parque Carlos Botelho é um dos parques que tem por objetivo a preservação da Mata Atlântica, tem várias trilhas, cachoeiras e atrações bacanas pra quem curte aventura e natureza. Neste vídeo apresentamos um pouco do museu, da trilha das Bromélias, da bica do Rio Taquaral e o próprio Rio Taquaral. Uma explicação super bacana sobre o Parque e sobre o macaco Muriqui (mono-carvoeiro), uma espécie que só é encontrada no Brasil e que está em perigo de extinção. Apenas passar na serra sentido Sete Barras é gratuito, para algumas das atrações é necessário pagar ingresso. Esperamos que gostem das dicas e aprendizado ;-) Tem muito mais pra conhecer da serra,...

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 012 - Música: Escrevendo a própria história

Existem certos presentes que se tornam inesquecíveis! Presentes assim não são necessariamente coisas, não custam caro, e muito menos são de marcas famosas, mas são os mais especiais! No meu aniversário ganhei do Cassiano como presente uma linda música, uma música que fala um pouco da minha história. Mas mais do que uma música, o presente que ele me dedicou foi tempo, amor, dedicação e muito, muito carinho! Um presente que não tem preço, mas que tem muito valor! Compartilho com vcs esse presente! Música: Escrevendo a própria história Compositor: Cassiano Bueno "As estradas foram feitas pra voar E assim como um pássaro, ela vai, a sonhar Menina das Serras, das cordilheiras ao luar Ela faz sua história, e o seu destino, ela vive a criar Sua moto sua caneta, em cada ponto em cada chão A poesia vai surgindo No caderno uma nova canção Interoceânica, Transamazônica, BR101 Caminhos ao telegráfo ela vai No retrovisor, tudo fica para trás A saudade porém, não se va...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...