Pular para o conteúdo principal

Aula 6: Retífica de Motores

Mais um sábado... mais uma aula... mais um post \o/

Assunto? Retífica de Motores.




Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-)


Retífica é uma palavra que gera um certo terror nos donos de motos/carros... imaginar alguém esquisito com a mão toda suja mexendo no coração de nossos bens... não, não é uma imagem muito legal rsrsr no meu caso então...


a Landinha já está com quase 80 mil kms :'( logo logo teremos que passar por isso, enfrentar o açougueiro de peças ¬¬' Coragem!!! Coragem!!! Rsrs

Retificar, segundo o dicionário é o mesmo que corrigir, emendar, alinhar, endireitar, arranjar. As peças internas do motor estão em constante atrito, sujeitas a grandes esforços e trabalham sempre em alta temperatura, isso contribui para um desgaste natural dessas peças.Esses desgastes causam folgas e barulhos no motor, mas quando se trata de desgastes no pistão, anéis e camisa... aí o negócio fica mais sério, pois já impacta na compressão, causando perda de potência da moto. A função da retífica é justamente tirar essas imperfeições, por exemplo desgastando a camisa.... e assim por diante.

Principais sintomas/motivos para a necessidade de retífica:

  • A compressão do motor estiver baixa / perda de potência
  • Fundição das peças por falta de óleo, mistura pobre
  • Excesso de fumaça e barulho
  • Alto consumo

 Além do desgaste natural das peças, o mau uso tbm pode causar a necessidade de retífica antes do tempo:

  •  super aquecimento
  • manter o óleo baixo ou o péssimo costume de só completar o óleo
  • sair com o motor ainda frio
  • falta de manutenção preventiva

É interessante salientar que a retífica pode ser completa ou parcial. Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui a camisa do cilindro, virabrequim, pistão e biela; ou retificar a parte de cima que é o cabeçote com as válvulas, guias...etc.

Para direcionar a análise:

Motor 4 tempos
  • Baixa potência, baixa compressão e fumaça no escape com o motor quente, sinal de necessidade de retífica do cilindro
  • Baixa potência, baixa compressão mas não sair fumaça no escape, sinal de necessidade de retífica no cabeçote
 Motor 2 Tempos
  • Baixa compressão, falta de força, pedal de partida muito mole, sinal de necessidade de retífica de cilindro


Embora não sei de que cabeçote se trata, achei um vídeo bacana que mostra o passo a passo de uma retífica, mas antes vale tbm rever a aula 4/5 referente as válvulas para reconhecer os processos.





Algumas particularidades:

  • Motos como a Fazer/Lander (que utilizam praticamente o mesmo motor) não tem retífica de cilindro, pois elas não possuem camisa.


  • Normalmente os motores aceitam até 4 retíficas, aumentando 0,25mm de diâmetro em cada uma, mas algumas motos, como a Intruder, só aceita 2 retíficas, aumentando 0,50mm em cada uma.
  • Ao fazer o desgaste da camisa, é lógico que será necessário trocar tbm o tamanho do pistão e anéis, visto que a folga ficaria maior se usasse os originais, o profissional da retífica passam os novos diâmetros. 
Após pegar as peças retificas, é necessário um cuidado especial na montagem e no novo amaciamento do motor, para que tenha um perfeito casamento das peças e uma vida longa novamente ao motor.

Pronto, assunto abordado rapidamente... mas desmistificado, agora é só esperar e logo logo por a mão na massa ;-)


Comentários

  1. Sou do RJ e estou fazendo curso de Mecânica de Motos no Senai. Teu trabalho tem me ajudado bastante nos estudos. Ótima didática. Este vídeo deve lhe interessar (encamisando cilindro da Lander): http://www.youtube.com/watch?v=ze0H2Yyjvuc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fauzer, desculpe a demora em responder aqui.

      Mto interessante esse vídeo, então tem um tipo de retífica pra Lander sim, bom saber :D

      Vlw pela dica moço o/

      Excluir
  2. Paulo Gonzatto Simões16 de julho de 2014 às 17:53

    Parabéns Noellen , excelente teu blog, estou curtindo os vídeos, muito proveitosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, desculpe a demora,

      que bom, fico mto feliz que esteja gostando e que o blog esteja sendo útil, mto obrigada pelo comentário.

      Beijão.

      Excluir
  3. Http://facebook.com/retificajl

    Retificando manivela Gol AT 1.0 https://www.youtube.com/watch?v=_SzKa7DLrIw

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 013 - Serra da Macaca

A Serra da Macaca é uma estrada linda que corta o Parque Carlos Botelho, de São Miguel Arcanjo a Sete Barras , no estado de São Paulo . Uma estrada super bacana e com vários atrativos pelo caminho, como a própria cidade de São Miguel Arcanjo (que terá imagens especiais no próximo vídeo), as vinícolas super bacanas e muito mais! O Parque Carlos Botelho é um dos parques que tem por objetivo a preservação da Mata Atlântica, tem várias trilhas, cachoeiras e atrações bacanas pra quem curte aventura e natureza. Neste vídeo apresentamos um pouco do museu, da trilha das Bromélias, da bica do Rio Taquaral e o próprio Rio Taquaral. Uma explicação super bacana sobre o Parque e sobre o macaco Muriqui (mono-carvoeiro), uma espécie que só é encontrada no Brasil e que está em perigo de extinção. Apenas passar na serra sentido Sete Barras é gratuito, para algumas das atrações é necessário pagar ingresso. Esperamos que gostem das dicas e aprendizado ;-) Tem muito mais pra conhecer da serra,...

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 012 - Música: Escrevendo a própria história

Existem certos presentes que se tornam inesquecíveis! Presentes assim não são necessariamente coisas, não custam caro, e muito menos são de marcas famosas, mas são os mais especiais! No meu aniversário ganhei do Cassiano como presente uma linda música, uma música que fala um pouco da minha história. Mas mais do que uma música, o presente que ele me dedicou foi tempo, amor, dedicação e muito, muito carinho! Um presente que não tem preço, mas que tem muito valor! Compartilho com vcs esse presente! Música: Escrevendo a própria história Compositor: Cassiano Bueno "As estradas foram feitas pra voar E assim como um pássaro, ela vai, a sonhar Menina das Serras, das cordilheiras ao luar Ela faz sua história, e o seu destino, ela vive a criar Sua moto sua caneta, em cada ponto em cada chão A poesia vai surgindo No caderno uma nova canção Interoceânica, Transamazônica, BR101 Caminhos ao telegráfo ela vai No retrovisor, tudo fica para trás A saudade porém, não se va...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...