Pular para o conteúdo principal

11/03 - Valle Sagrado - Cusco - Peru

De acordo com a Wikipédia, sagrado é "algo que merece veneração", e essa é uma definição oportuna para o Valle Sagrado de Cusco: lugares tão lindos que merecem mais do que admiração, merecem respeito, encantamento e  reverência, tantos pelas construções e ruínas quanto pelo povo que persisti em seguir as tradições mantendo viva essa cultura.

Bem, a agência de viagem que contratamos, a Fabulous foi realmente fantástica, tanto no cuidado conosco pessoalmente em sempre procurar saber como eu estava qto pela organização do nosso pacote turístico, proporcionando a chance de momentos incríveis e exatamente conforme o planejado, isso foi ótimo porque nesses dias realmente demos uma parada na motocaria, precisava me recuperar o quanto antes dos machucados pois ainda teremos mtos kms pela frente.

 O passeio começou logo com um mirante de encher os olhos. De lá já era possível ver os picos nevados ao fundo, foi a primeira vez que ví neve, mesmo estando longe... ainda assim foi uma das paisagens mais lindas que já passei.




Começamos a visitar as  ruínas de Pisac que está entre as mais lindas do Valle Sagrado.




É interessante a harmonia da natureza com as ruínas. Por ficar em lugar muito alto, nessas cidades os Incas construiam diversas "faixas" afim de manter a agricultura. 


Ao observar o tipo de pedra usada concluímos que várias partes eram consideradas sagradas, é um lugar realmente surpreendente.


Seguimos para o mercado artesanal de Pisac e finalmente tirei a foto que tanto queria com uma lhama filhote *-* tão fofa



Uma dica e curiosidade é que claro, se paga para tirar esse tipo de foto, quando se pergunta o preço eles falam "1 voluntário" que equivale a 1 Sol ou "1 propina", que equivale a 5 Soles, bom ficar atento a isso ;-)

Seguimos para Ollanta, o caminho todo é bellissimo tbm, diversos vales, plantações, animais, montanhas, pedras... como é possível existir lugares tão lindos *-* 


O objetivo principal era conhecer  Ollantaytambo, que na minha opinião foi o lugar mais lindo e incrível que passamos.


Diz a lenda que Ollanta foi um dos militares favoritos do Inca Pachacútec, mas ele cometeu o desfavor de se apaixonar pela filha do Inca tendo a ousadia de relatar isso ao rei. O rei não gostou nada da ideia e mandou matar Ollanta, mas este fugiu levando seu amor consigo, dizem que eles tiveram uma filha que era a mais linda entre as mulheres. Com o propósito de se refugiar é que tbm construíram esse paraíso. Ahhhh que amor *-*

Ollantaytambo foi palco de muitas guerras, inclusive com o Inca Pachacútec, e depois com os espanhóis, por isso muitas partes estão destruídas.



De acordo com a crença, os mortos quando enterrados em montanhas se incorporavam e se transformavam tbm na montanha, uma coisa interessante é essa montanha que fica bem em frente Ollantaytambo e que tem a aparência de um rosto de um velho sábio na foto abaixo.

Na foto abaixo é tbm possível observar umas ruínas quadradas , essas ruínas eram armazens de alimentos. O Império Inca era mantido com o trabalho de tds, não haviam pessoas ociosas, e ladrões eram duramente castigados. De tudo o que se produzia, 50% ficava para o povoado, 25% ía para o rei e 25% deveria ser guardado nos armazéns, para que tivessem segurança em épocas ruins ou se precisasse socorrer algum outro povoado devido algum problema.

O interessante desses armazéns ficarem no alto das montanhas é a refrigeração natural que recebem o tempo todo.




Não foi fácil subir e descer todas essas escadas, mas todo o esforço realmente valeu a pena.



A paisagem por todos os lados continuava incrível!!!


Seguimos então para Chinchero, qdo recebemos uma aula incrível de como esse pessoal produz as lãs utilizadas para o artesanato. Todo o processo, inclusive a pigmentação, é natural e artesanal, um trabalho demorado e incrível!!! 



Foi tudo muito interessante e regado a base de chá de coca rsrs

Uma frase do Albert Einstein me chama muito a atenção: "Além das aptidões e qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos ". Bem, me pego pensando sobre a perspectiva de vida desses povoados, trabalham exatamente como a centenas de anos, e num mundo que está em constante evolução é interessante essa quebra de paradigma promovido por eles, as mudanças são bem vindas caso ajudem, mas elas não superam as tradições e os cuidados que os antepassados destes tiveram. As casas de barro, as roupas coloridas e artesanais, o trabalho no campo... todas são formas de sobrevivência não só de uma população, mas de uma cultura e tradição que é realmente valorizada por essas pessoas.


Comentários

  1. O Vale Sagrado, realmente é show... já passei por aí de moto; ...em Noellen, vc escreveu assim: "De lá já era possível ver os picos nevados ao fundo, foi a primeira vez que ví neve, mesmo estando longe..." mas... vcs passaram pelo Nevado Ausangate, entre Marcapata e Ocongate, depois de Abra Pirhuayani com seus 4.725 m.s.n.m., com muita neve, bem mais perto e tbm mais bonito, que estes relatados por vcs no Vale Sagrado; uma região impressionante; e vc não relatou nada, será que estava com neblina e vcs não viram, ou ainda foi por causa do acidente? Próximo a que cidade foi o acidente?... por algum motivo vcs não viram esse nevado, que é muito bonito, e tem neve o ano todo;

    ResponderExcluir
  2. Haja fôlego rsrs, pelas fotos as lombrigas só aumentam aqui rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olha Noellen, você esta de parabéns, suas narrativas estão perfeitas, estou adorando a cada novo capítulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 013 - Serra da Macaca

A Serra da Macaca é uma estrada linda que corta o Parque Carlos Botelho, de São Miguel Arcanjo a Sete Barras , no estado de São Paulo . Uma estrada super bacana e com vários atrativos pelo caminho, como a própria cidade de São Miguel Arcanjo (que terá imagens especiais no próximo vídeo), as vinícolas super bacanas e muito mais! O Parque Carlos Botelho é um dos parques que tem por objetivo a preservação da Mata Atlântica, tem várias trilhas, cachoeiras e atrações bacanas pra quem curte aventura e natureza. Neste vídeo apresentamos um pouco do museu, da trilha das Bromélias, da bica do Rio Taquaral e o próprio Rio Taquaral. Uma explicação super bacana sobre o Parque e sobre o macaco Muriqui (mono-carvoeiro), uma espécie que só é encontrada no Brasil e que está em perigo de extinção. Apenas passar na serra sentido Sete Barras é gratuito, para algumas das atrações é necessário pagar ingresso. Esperamos que gostem das dicas e aprendizado ;-) Tem muito mais pra conhecer da serra,...

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 012 - Música: Escrevendo a própria história

Existem certos presentes que se tornam inesquecíveis! Presentes assim não são necessariamente coisas, não custam caro, e muito menos são de marcas famosas, mas são os mais especiais! No meu aniversário ganhei do Cassiano como presente uma linda música, uma música que fala um pouco da minha história. Mas mais do que uma música, o presente que ele me dedicou foi tempo, amor, dedicação e muito, muito carinho! Um presente que não tem preço, mas que tem muito valor! Compartilho com vcs esse presente! Música: Escrevendo a própria história Compositor: Cassiano Bueno "As estradas foram feitas pra voar E assim como um pássaro, ela vai, a sonhar Menina das Serras, das cordilheiras ao luar Ela faz sua história, e o seu destino, ela vive a criar Sua moto sua caneta, em cada ponto em cada chão A poesia vai surgindo No caderno uma nova canção Interoceânica, Transamazônica, BR101 Caminhos ao telegráfo ela vai No retrovisor, tudo fica para trás A saudade porém, não se va...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...