Pular para o conteúdo principal

18/03 - do distrito de La Paz a Potosí

Por que é que fazemos isso? Sempre que estou numa situação muito ruim viajando de moto me pergunto isso, e então, por que é que fazemos essas viagens loucas, em baixo de chuva ou de sol, na terra ou no asfalto, no frio ou no calor?

A viagem de La Paz a Potosí foi difícil, muito difícil!!! No dia anterior ficou a frustração de não ter conseguido ir para a Estrada da Morte, eu ainda estava com dores na perna e no braço, a estrada de La Paz a Oruro está em obras e por isso muito ruim... cheia de desvios, o trânsito em Oruro não ajudou, dezenas de curvas nos últimos 200 kms que fizeram a viagem não render, sem almoço... e muito, muito frio!!!


Em Oruro encontramos o único posto em toda a viagem que se recusou a abastecer por sermos estrangeiros. De Oruro pra frente o asfalto voltou a ficar bom, abastecemos em Pazña. Muitos deixam de ir na Bolívia por causa dessa restrição de abastecimento, mas sinceramente só ir em postos menores que não enfrenta problemas com combustível, e esses tem aos montes.

Apesar do cansaço extremo ainda foi possível apreciar as paisagens, e são sempre de encher os olhos, no fim tudo vale a pena!!!










Chegamos em Potosí no final da tarde, como toda cidade maior o trânsito é mto ruim, mas nisso já estamos calejados. Ficamos no hotel perto da praça central, e nesse momento foi o que mais senti o mal da altitude, o quarto era no terceiro andar, e foi duro respirar, a cada 10 passos era uma luta, chegava no quarto, capotava na cama com uma moleza enorme e muito cansaço. Sensação muito esquisita rsrs.



Apesar das atribulações um comentário de um amigo (o Haendel) no facebook fez toda a diferença, foi um revigoramento enoooooorrrrrme, disse assim: "Calma que essa sensação de 'o que eu to fazendo aqui' passa, a sua humanidade aflora novamente e vc descobre que seus limites aumentaram". Nesse momento lembrei exatamente da resposta para a pergunta inicial que fiz no post, "por que fazemos isso?" Bem, simplesmente porque apesar de todos os desafios não me imagino não fazendo, e pra quem lê esse comentário e tbm tem esse sentimento sabe que com sorriso no rosto ou com as dores do esforço faremos isso até o último dia das nossas vidas, como dizem os Fazedores de Chuva, somos "espíritos inquietos", e precisa de muito mais para nos desanimar.

Bora bora, o Salar está chegando ;-)

* Todas as fotos são créditos do Carlos, nesse dia eu estava de saco cheio até pra tirar foto rsrs

Comentários

  1. Putz... Que honra ser citado no seu blog!! E uma satisfação ter ajudado. Eu realmente quis que as palavras chegassem a vc num momento em que fossem úteis (que sorte que isso realmente aconteceu), mas não esperava que realmente tivessem ajudado de forma efetiva. A preocupação era justamente ser algo mais que um "vai lá, garota"(por melhor que seja dizer apenas isso..rs).

    Além do habitual parabéns, só posso dizer obrigado! E conte comigo!

    haendel.

    ResponderExcluir
  2. Menina.
    Acredito que quando tu sobes na tua BRANQUINHA, metade ou quase todo esse cansaço passa, o vento no rosto, estrada pela frente,novas paisagens e o prazer de conhecer novos lugares, isso não tem coisa no mundo que pague.
    Muito obrigado pelas lindas fotos, e relatos.
    Carlos, continue a cuidar dessa menina.
    ABRAÇOS E BOAS ESTRADAS .

    ResponderExcluir
  3. O que estou fazendo aqui??? A resposta é simples: Estou vivendo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 013 - Serra da Macaca

A Serra da Macaca é uma estrada linda que corta o Parque Carlos Botelho, de São Miguel Arcanjo a Sete Barras , no estado de São Paulo . Uma estrada super bacana e com vários atrativos pelo caminho, como a própria cidade de São Miguel Arcanjo (que terá imagens especiais no próximo vídeo), as vinícolas super bacanas e muito mais! O Parque Carlos Botelho é um dos parques que tem por objetivo a preservação da Mata Atlântica, tem várias trilhas, cachoeiras e atrações bacanas pra quem curte aventura e natureza. Neste vídeo apresentamos um pouco do museu, da trilha das Bromélias, da bica do Rio Taquaral e o próprio Rio Taquaral. Uma explicação super bacana sobre o Parque e sobre o macaco Muriqui (mono-carvoeiro), uma espécie que só é encontrada no Brasil e que está em perigo de extinção. Apenas passar na serra sentido Sete Barras é gratuito, para algumas das atrações é necessário pagar ingresso. Esperamos que gostem das dicas e aprendizado ;-) Tem muito mais pra conhecer da serra,...

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 012 - Música: Escrevendo a própria história

Existem certos presentes que se tornam inesquecíveis! Presentes assim não são necessariamente coisas, não custam caro, e muito menos são de marcas famosas, mas são os mais especiais! No meu aniversário ganhei do Cassiano como presente uma linda música, uma música que fala um pouco da minha história. Mas mais do que uma música, o presente que ele me dedicou foi tempo, amor, dedicação e muito, muito carinho! Um presente que não tem preço, mas que tem muito valor! Compartilho com vcs esse presente! Música: Escrevendo a própria história Compositor: Cassiano Bueno "As estradas foram feitas pra voar E assim como um pássaro, ela vai, a sonhar Menina das Serras, das cordilheiras ao luar Ela faz sua história, e o seu destino, ela vive a criar Sua moto sua caneta, em cada ponto em cada chão A poesia vai surgindo No caderno uma nova canção Interoceânica, Transamazônica, BR101 Caminhos ao telegráfo ela vai No retrovisor, tudo fica para trás A saudade porém, não se va...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...