Pular para o conteúdo principal

Por que fazemos isso? - Planejamento Giro Cone Sul

No último final de semana fizemos o nosso Bota Fora em Pirassununga, a viagem de despedida dos amigos antes da tão aguardada viagem ao Ushuaia, maaaaaas muita calma nessa hora, só vou escrever sobre ela quando terminar de editar o vídeo e as imagens rsrs



Algo muito legal que aconteceu nesse passeio é que conhecemos uma galera de Barretos super bacana, e entre eles estava o jornalista Paulo Marques, que vai escrever um pouquinho sobre nós e sobre a viagem, é muita moral né \o/ rsrs. Hoje ele me mandou uma mensagem perguntando por que eu comecei a gostar de viajar de moto, e, sinceramente, estou pensando nesta resposta a algumas horas rsrs, sabe, pra falar a verdade... me pergunto isso constantemente, por que fazemos isso?


Como não sou a única doida da história... recorri aos universitários rsrs perguntei para os outros quatro integrantes da equipe que me suportarão por um mês, rodando mais de 12 mil kms juntos, e me deram as seguintes respostas (alguns sempre picaretas, né Gerson :P) rsrs



Gerson - São Carlos SP: "Eu porque a moto não paga pedágio Kkkkkkk. Haaaaa, pela liberdade, pela amizade no mundo da moto e pelo amor as duas rodas."


Carlos - Vargem Grande Paulista SP: Manete foi meu primeiro mordedor... Sempre sonhei em viajar e andar em grupo. Até que conhecido um anjo que usa capacete em vez da aureola... Vc cuida de mim que eu cuido de vc!!!
Sempre gostei de viagem, natureza e liberdade. Pra que lado eu poderia ir? Com o tempo descobri que o mundo moto é mais do que isso. União, amizade, companheirismo... Família. E é nas estradas que apertamos esses laços.


K-pot - Viçosa MG: Porque mais do que uma moto, ganhamos uma família!


Sérgio - Maceió AL: A moto, além de dar muito prazer em andar,  alia liberdade com amizades.



Concordo com cada um deles, a liberdade que sentimos ao pilotar, o vento no rosto, o prazer de estar entre os amigos, os lugares que descobrimos e as pessoas que cruzam nossos caminhos fazem realmente cada km valer a pena, mas ainda acho que faltam muitas palavras para descrever tamanha emoção. Acho que comecei a gostar de moto qdo era criança e viajando com os meus pais, sempre ia dormindo no banco de trás, maaaaas levantava rapidinho quando ouvia o barulho de uma moto nos ultrapassando, e já tinha vontade de estar ali com eles. Talvez tenha tido alguma razão subliminar rsrs porque até os meus 5 anos tinha um vizinho motociclista, e hoje, por sinal, somos do mesmo Moto Clube. Talvez tenha sido a primeira viagem que me fez gostar desse mundo moto, em que fui sozinha pra Santos numa CG 125 amarela, que não passava dos 90 kms/hr, e nessa "aventura" tomei multa, me perdi 4 vezes, fiquei com calos na mão, tomei chuva, ou seja, deu tudo errado, mas nunca mais parei rsrs. É realmente difícil descrever o porque gosto tanto de viajar de moto, mas sei que não me imagino não fazendo isso :-) e por isso os sonhos vão cada vez mais longe, dessa vez rumo ao Ushuaia.



Bem, quase que diariamente muitos me perguntam como faço o planejamento de uma viagem assim, felizmente nosso grupo é muito bacana, então cuidei quase que integralmente dessa parte, e divido em alguns tópicos a dicas de como será tudo:


1-) Definir um objetivo: É um sonho poder algum dia viajar sem destino e sem pressa, mas como só temos 30 dias... no nosso caso é preciso ter um foco. Na viagem do ano passado nosso foco era Macchu Picchu, com isso atravessamos alagamentos, atrasamos o roteiro...e na volta até pulamos o Atacama devido a falta de tempo, porque o foco era Macchu Picchu, o resto seria lucro. Devido os muitos problemas, se levássemos um mês pra chegar lá, sem problemas, mas chegaríamos!!!


O foco desse ano é o Ushuaia, claro que desejamos conhecer muitos outros lugares como Punta Del Leste, Montevidéu, Colonia do Sacramento, Buenos Aires, Península Valdéz, El Calafete... mas se acontecer algum imprevisto, nosso foco é Ushuaia, adaptamos o roteiro para chegar lá!!!



2-) Ler relatos de outros viajantes: Aprender com quem já foi é primordial, assim é possível ter uma noção do caminho e até escolher os melhores pontos a visitar.



3-) Definir o roteiro: Viajar nos mapas é uma delícia!!! Google Maps forever!!! rsrs . Ao fazer um roteiro coloco a cidade inicial e a final, e aí vou vendo as cidades no meio do caminho e pesquiso onde seria interessante passar. Normalmente tento colocar um percurso de no máximo 700 kms por dia, mas tudo vai variar com a estrutura da cidade e com as informações que consegui obter. Nessa viagem teremos o seguinte roteiro, rodando mais de 12 mil kms.





4-) Escolher o que fazer: Em sites como o Mochileiros.com, Viagem de moto, fóruns, tripadvisor... são ótimas fontes para descobrir as coisas mais legais a se fazer, e também é por aí que me baseio pra escolher onde ir, coloco tudo na planilha, as vezes até com previsão de valores.



5-) Pesquisar alguns hostels/pousadas/hotéis pelo caminho. Numa viagem de moto é complicado reservar hotel, mas é bom saber previamente onde ficar, pode evitar furadas e perder tempo perguntando por aí, essa parte ainda estou conferindo rsrs



6-) Previsão de gastos: Nossa estimativa de gastos para essa viagem é de 7 mil reais cada um, devido a alta do dólar e dos muitos passeios que faremos. Esperamos gastar menos, mas é sempre bom ter uma reserva para alguma emergência.


7-) O que levar: Como mulher é uma briga comigo mesmo não levar um mundo de roupas e calçados, mas como não temos mesmo muito espaço na moto, é bom se policiar, no nosso planejamento esperamos levar mais ou menos esses itens:



8-) Trocas de óleo e manutenções: É sempre bom tbm planejar onde irá fazer qualquer manutenção na  moto, ou até mesmo a troca de óleo, assim evita esgoelar muito a motoca



9-) Divisão dos acessórios: Como vamos em cinco integrantes, não tem o porque ter 5 chaves de roda, 5 bisnagas de óleo, 5 rolos de silvertape... é tudo combinado:



10-) Documentos - Cada país tem a sua particularidade e exigência, é primordial pesquisar e, se tratando de documento, melhor pecar pelo excesso.




O lema deste blog são as palavras de Pablo Neruda: "O mundo é grande demais para se nascer e morrer no mesmo lugar", então vamos lá, rumo aos sonhos e cheios de amigos na garupa \o/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 013 - Serra da Macaca

A Serra da Macaca é uma estrada linda que corta o Parque Carlos Botelho, de São Miguel Arcanjo a Sete Barras , no estado de São Paulo . Uma estrada super bacana e com vários atrativos pelo caminho, como a própria cidade de São Miguel Arcanjo (que terá imagens especiais no próximo vídeo), as vinícolas super bacanas e muito mais! O Parque Carlos Botelho é um dos parques que tem por objetivo a preservação da Mata Atlântica, tem várias trilhas, cachoeiras e atrações bacanas pra quem curte aventura e natureza. Neste vídeo apresentamos um pouco do museu, da trilha das Bromélias, da bica do Rio Taquaral e o próprio Rio Taquaral. Uma explicação super bacana sobre o Parque e sobre o macaco Muriqui (mono-carvoeiro), uma espécie que só é encontrada no Brasil e que está em perigo de extinção. Apenas passar na serra sentido Sete Barras é gratuito, para algumas das atrações é necessário pagar ingresso. Esperamos que gostem das dicas e aprendizado ;-) Tem muito mais pra conhecer da serra,...

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 012 - Música: Escrevendo a própria história

Existem certos presentes que se tornam inesquecíveis! Presentes assim não são necessariamente coisas, não custam caro, e muito menos são de marcas famosas, mas são os mais especiais! No meu aniversário ganhei do Cassiano como presente uma linda música, uma música que fala um pouco da minha história. Mas mais do que uma música, o presente que ele me dedicou foi tempo, amor, dedicação e muito, muito carinho! Um presente que não tem preço, mas que tem muito valor! Compartilho com vcs esse presente! Música: Escrevendo a própria história Compositor: Cassiano Bueno "As estradas foram feitas pra voar E assim como um pássaro, ela vai, a sonhar Menina das Serras, das cordilheiras ao luar Ela faz sua história, e o seu destino, ela vive a criar Sua moto sua caneta, em cada ponto em cada chão A poesia vai surgindo No caderno uma nova canção Interoceânica, Transamazônica, BR101 Caminhos ao telegráfo ela vai No retrovisor, tudo fica para trás A saudade porém, não se va...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...