Pular para o conteúdo principal

Giro Além Oiapoque - Planejamento...

Sempre fui a favor da ideia de que "a melhor forma ao planejar uma viagem é aprender com quem já foi", visto que mapas nem sempre são tão exatos, e nada vale mais do que a experiência....  Por nosso roteiro ser desafiador, estamos "devorando" todos os relatos e vídeos na internet, principalmente sobre a Rodovia Fantasma (BR-319), as Guyanas e o Suriname, a BR 156 (entre Macapá e Oiapoque) e o trajeto de barco até Santarém, e vale a pena compartilhar alguns links mto bons!!!



Rodovia Fantasma: http://americasobreduasrodas.blogspot.com.br/2016/08/br-319-estrada-fantasma.html

Guyana Francesa: http://americasobreduasrodas.blogspot.com.br/2014/02/guiana-francesa.html

Suriname : http://americasobreduasrodas.blogspot.com.br/2014/02/suriname.html

Guyana: http://americasobreduasrodas.blogspot.com.br/2014/01/guyana-antiga-guyana-inglesa.html
 



https://www.motoadventure.com.br/on-the-road-motociclista-percorre-arco-norte-da-america-do-sul/

Deste último link, entrei em contato por e-mail com o Rodrigo que foi muito solícito e esclarecedor, e vale a pena postar aqui na íntegra, com as dúvidas enviadas e as respostas:

"1-) Vc pegou a autorização para a Guiana em Boa Vista? O que foi Necessário? Qto custou? Qto tempo demorou?

Sim, tem que pegar em Boa Vista. O consulado da Guiana fica na Rua Coronel Mota, 629. Lá vão te dar a autorização para entrada da moto. Tem que levar passaporte, doc. da moto e cnh (eu tinha a internacional, não sei se com a nacional pode?). Não custa nada. E fazem na hora.

Bom daí quando chegarem em Lethem, na fronteira, antes de fazerem a imigração, falem pro guarda que só vão entrar pra ir até o Banco fazer os seguros e depois voltam pra dar entrada, tem que ser assim, pois vão te pedir esses seguros na imigração. Voces vão no segundo andar do Guyana Bank for Trade & Industry, na rua principal mesmo, alí compram o seguro obrigatório da moto, da Guiana e do Suriname também !!! Tem que levar a autorização do consulado lá de Boa Vista, passaporte, doc. da moto e cnh. Comprei 15 dias pra Guiana e 15 pro Suriname, custou R$ 150. Tenham alguns xerox das documentações, se não me engano pediram em alguns lugares.


Depois vão voltar alí na fronteira e fazer a imigração finalmente, com passaporte, autorização do consulado, seguro obrigatório, doc. da moto, cnh e nome de algum hotel em Georgetown (tenham algum nome, podem perguntar). Pronto, entraram na Guiana.


Quando forem cruzar o rio Essequibo, tem um controle policial, devem registrar a passagem de voces, não passem direto, mesmo que eles não estejam na estrada, o interesse é de voces. E, uns 100 km depois de cruzarem a balsa do Rio Esequibo, tem um vilarejo que se chama Mabura, alí procurem uma casinha azul, do lado direito da estrada é a polícia e eles tem que registrar a passagem das motos e carimbar a autorização. Provavelmente também não vão parar voces, mas voces tem que ir lá !!


Sobre o cambio, em agosto de 2015 R$1,00 = 60 dólares guianeses (GYD).


Mais dicas, a balsa, no Rio Essequibo, nessa direção não paga nada, mas não vem prá esse lado só pra pegar motos, se tiver carro daí eles vem. Então se informem do horário que passam as vans, pois todo dia elas fazem esse trajeto, acho que chegam alí umas 6:00 da manhã !!Alí, poucos kms antes de atravessar o Rio tem o Iwokrama International Centre, um centro de pesquisas que tem quartos pra alugar.


De Lethem até Georgetown são 565 km, sendo 460 de terra ou lama se chover.
Em Georgetown olho vivo prá malandragem deles !!
Não deixem de conhecer a St. George's Cathedral, maior igreja de madeira do mundo.

Roteiro na Guiana : Lethem - Annai, 132 km, tem gasolina em Annai.
Annai - Kurupukari (é o local da balsa do Rio Essequibo e tem o controle policial), 99 km.
Kurupukari - Mabura (outro controle policial), 109 km.
Mabura - "58 Miles", 17 km, é um posto de gasolina e tem restaurante e dá prá dormir em redes (levem).
"58 Miles" - Linden, 103 km, depois de Linden começa o asfalto.
Linden - Georgetown, 110 km.
Georgetown - Corriverton, 190 km, é a última cidade da Guiana, antes de atravessar pro Suriname (ferry).


Sobre a língua, como a Guiana era colonia Inglesa, o idioma é ingles. Mas não é fácil de entender não, tem um sotaque meio que caribenho, sei lá ? De qualquer forma, tem que ser ingles.
Os tramites de saída na aduana da Guiana, podem demorar um pouco, o pessoal é meio enrolado.
É bom dormirem em Corriverton pois até atravessar e fazer tudos os tramites, pode demorar e ainda depois vão até Paramaribo, no Suriname.

Suriname : - Atravessa o ferry próximo a Corriverton.
Daí vai fazer a papelada de aduana, imigração, é bem enrolado, tinha uma fila enorme, pois vem muita gente junto no ferry e é meio difícil de entender o que é necessário. Tive sorte que tinha uns franceses da UN e sabiam o que fazer, fui junto com eles e nem pegamos fila. Tentem achar algum estrangeiro alí na balsa (ferry) prá facilitar pra voces.

Da divisa a Paramaribo, 252 km.
Em Paramaribo tem muito cassino e bare com jazz ao vivo, etc.. Conheçam a bela Saint Peter and Paul Cathedral.

De Paramaribo a Albina (fronteira com Guiana Francesa) 150 km.
Procura onde faz a papelada de saída do Suriname e vai pegar o ferry para a Guiana Francesa.
Esse ferry tem horários, procurem tem um site, o ferry é frances, bem organizado, paguei 15,50 EU.
Se não quiserem esperar pelo ferry vai com os barquinhos dos caras mesmo, mas cuidado, são bem malandros !
Cambio em agosto 2015 1 real = 0,95 Surinam Dólar (SRD).
Idioma oficial no Suriname é o holandes, mas a maioria fala o táki-táki, incompreensível. Eu me virava bem com o ingles mesmo.
O Suriname não é muito barato.

Entrou na Guiana Francesa, daí o sistema de alfandega é primeiro mundo, rápido, fácil, sem burocracia. Claro que é obrigatório um visto tirado no Consulado Frances no Brasil. Teve gente que me disse que não precisava, que dava prá arrumar lá na fronteira, não caiam nessa !! Fiz em SP, dá uma olhada no site, deu um pouco de trabalho, tem que ter seguro de saúde internacional, reserva de hotel em Cayenne (faz uma qualquer pela internet e depois cancela, só tem que mostrar o comprovante de reserva ), etc.. Não lembro preço do visto, mas tem no site deles. E o seguro internacional de saúde, tem de vários preços e não é caro

A primeira cidade na Guiana Francesa é Saint-Laurent-du- Marroni. Daí 260 km até Cayenne. No caminho tem Kourou, mas não recomendo. A Guiana Francesa é bem cara tudo em euro. Idioma frances, claro, mas com ingles dá prá se virar bem. Depois de Cayenne até Saint Georges (última cidade ) são 190 km. É uma cidade minúscula, tem que procurar lá o lugar prá fazer a papelada de saída. Prá atravessar pro Oiapoque tem uma belíssima ponte, mas não tá funcionando. E tem uma única balsa. É mais fácil atravessar as motos nas canoas mesmo, com cuidado !!

Pronto entrou no Brasil. Do Oiapoque a Calçoene 220 km, sendo 130 de barro (talvez esteja bom, quando fui tava ruim).
Calçoene a Tartarugalzinho 130 km.
De Tartarugalzinho a Ferreira Gomes (essa é melhor prá ficar, tem pousada legal na beira-rio) 100 km.
De Ferreira Gomes a Macapá 130 km.

Infelizmente o Amapá é o estado mais perigoso do Brasil . Lembrem-se disso.

E como vão sair depois, de barco ? Macapá a Belém, 24 hs.

Bom acho que respondi tudo.
Fiquem a vontade se quiserem saber mais. "



Por isso dizem que "conhecimento compartilhado é conhecimento ampliado", registro as viagens aqui no blog para que tbm sirvam de base para outros motociclistas... bem, burocracia é o que não falta rsrs espero lembrar de tudo isso :)

Faltam 112 dias o/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 013 - Serra da Macaca

A Serra da Macaca é uma estrada linda que corta o Parque Carlos Botelho, de São Miguel Arcanjo a Sete Barras , no estado de São Paulo . Uma estrada super bacana e com vários atrativos pelo caminho, como a própria cidade de São Miguel Arcanjo (que terá imagens especiais no próximo vídeo), as vinícolas super bacanas e muito mais! O Parque Carlos Botelho é um dos parques que tem por objetivo a preservação da Mata Atlântica, tem várias trilhas, cachoeiras e atrações bacanas pra quem curte aventura e natureza. Neste vídeo apresentamos um pouco do museu, da trilha das Bromélias, da bica do Rio Taquaral e o próprio Rio Taquaral. Uma explicação super bacana sobre o Parque e sobre o macaco Muriqui (mono-carvoeiro), uma espécie que só é encontrada no Brasil e que está em perigo de extinção. Apenas passar na serra sentido Sete Barras é gratuito, para algumas das atrações é necessário pagar ingresso. Esperamos que gostem das dicas e aprendizado ;-) Tem muito mais pra conhecer da serra,...

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 012 - Música: Escrevendo a própria história

Existem certos presentes que se tornam inesquecíveis! Presentes assim não são necessariamente coisas, não custam caro, e muito menos são de marcas famosas, mas são os mais especiais! No meu aniversário ganhei do Cassiano como presente uma linda música, uma música que fala um pouco da minha história. Mas mais do que uma música, o presente que ele me dedicou foi tempo, amor, dedicação e muito, muito carinho! Um presente que não tem preço, mas que tem muito valor! Compartilho com vcs esse presente! Música: Escrevendo a própria história Compositor: Cassiano Bueno "As estradas foram feitas pra voar E assim como um pássaro, ela vai, a sonhar Menina das Serras, das cordilheiras ao luar Ela faz sua história, e o seu destino, ela vive a criar Sua moto sua caneta, em cada ponto em cada chão A poesia vai surgindo No caderno uma nova canção Interoceânica, Transamazônica, BR101 Caminhos ao telegráfo ela vai No retrovisor, tudo fica para trás A saudade porém, não se va...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...