Pular para o conteúdo principal

Túnel do tempo ... Porto Ferreira

Não me considero uma pessoa com raízes, minha família sempre mudou bastante e por isso acabei não criando vínculo com nenhum lugar, brinco as vezes que somos uma estatística, afinal já passamos por 5 cidades, estudei em 9 escolas, morei em 8 casas ... e já estou no meu 5º emprego, não, não somos ciganos/nômades/malucos, só vamos tentando sobreviver mesmo.

Esse final de semana me deu uma vontade danada de voltar a Porto Ferreira, cidade que morei entre meus 8 e 11 anos. É engraçada essa sensação porque desde que saí de lá, nunca mais tive nem vontade e nem oportunidade de voltar, mesmo tendo ótimas recordações, mas como apareceu o interesse, é por o pneu na estrada e matar essa saudade.

Hoje acordei cedo, e lá pelas 7:15 hs já estava pegando meu rumo, enchi o tanque, calibrei os pneus, dei uma lubrificada na corrente ... tudo pronto pra partir.

A Anhanguera estava muito tranquila, e o dia maravilhoso!! A ida foi incrível, até Limeira não acho o caminho bonito, tudo muito urbanizado, então só parei num posto Graal depois de uns 120km rodados, mas depois ... da a impressão que até os postos são diferentes, tudo muito mais bonito. Pode ser só nostalgia ... mas proporciona um sentimento tão bom!!!

Achei incrível esse painél para motociclistas, muito legal!


E olha quem já passou por lá \o/



Não concorda que é muito mais bonito?


Como disse, a Anhanguera estava realmente muito tranquila, o asfalto é ótimo, então sem reclamações, só elogios mesmo.


Como sou meio estranha, não comi nada no Graal, preferi passar por um lugar mais simples, e achei um bem tranquilo, com um pão de queijo bom demais.


É interessante que durante todo o dia muitas coisas voltaram a minha mente, a memória andou funcionando legal rsrs lembro por exemplo dos longos caminhos com plantação de cana, milho ou eucalipto por todo lado ... e continua igualzinho!



Pelo caminho que peguei, já saí - sem querer querendo hehe - no meu antigo bairro, não sabia que chegaria lá, mas já reconheci de imediato, também ... morava em frente o cemitério, impossível não me localizar rsrs

Morei primeiro nessa casa ...


e brinquei muito nessa rua. Era taco, patins, bicicleta ... o dia todo!! Tá, de vez em quando eu ia brincar de boneca também rsrs, mas só de vez em quando.


Aqui era uma padaria que despertou em mim um lado .... digamos, criminoso rsrs nessa época eu falsificava a assinatura dos meus pais pra comprar coisas e levar na escola acredita? Claro que meus pais sabiam, mas eu enganava direitinho a balconista kkkk por um bom tempo rsrs Que pilantra! rsrs


Estudei nessa escola, na 3ª e 4ª série...


E depois nessa na 5ª ...


Essa foi a segunda casa que morei, tinha um quintal bem grande, como era bom!!! E o vizinho ao lado já estava construindo a parte de cima da casa .... e continua kkkk . Nessa casa começamos nossa fábrica de bolsas, depois com o negócio das molduras de gesso, e certeza que teve mais algumas tentativas de trabalho nesse período rsrs mão na massa desde pequenininha.


Essa jaqueira não era cercada, e é uma árvore tão linda, subi muito nela, e comemos muitos frutos também, era tudo livre!!


Meu pai trabalhou na Imporpel, e como sempre fomos muito amigos e a empresa era perto de casa, as vezes eu dizia pra minha mãe que ía buscar meu pai ... era um sarro, todo mundo achava graça e ficava admirado, poucos pais e filhos tem um boa relação.


Como nerd desde criança, até a biblioteca foi especial pra mim, lembro perfeitamente como era, e dos muitos livros da série vagalume que eu pegava, eram os meus favoritos.


Logo ao lado é o museu, que pena que estava fechado, tbm era um dos meus destinos constantes, gostava de olhar a árvore do pau brasil, era a que mais me chamava a atenção.


Indo em direção ao centro, tudo continua muito parecido. É engraçado que ao passar nas ruas, muita coisa eu lembrava onde era o caminho, nem parece que faz 14 anos que saímos de lá.

A praça da matriz foi importante para nós, meu pais tinham um carrinho de lanche e toda noite íam pra praça, muitas dessas noites, principalmente no final de semana, eu ia ajudar também, mas pra mim era divertido, mais que uma obrigação.


E quando enjoava de trabalhar, ía brincar no "escorregador" em frente a igreja. Na época parecia tão grande ... como as coisas mudaram !








Também tivemos um trailer de lanche, e ficava exatamente nessa esquina, os clientes sentavam no muro do banco ... incrível.




Na rua de baixo é a antiga estação ferroviária, e é onde ainda tem alguns eventos, hoje é um centro cultural, dei uma passada lá tbm, e estava tendo um show de moda de viola, e acho que estava ao vivo para uma rádio ... coisa mais chique viu :-D kkk



Como Porto Ferreira é a cidade da cerâmica, nada como ir conferir algumas lojas :-D Cada coisa mais linda e divertida!!



Uma variedade enorme...



Haja esforço pra colocar no baú todos os presentes!!!


Próximo destino foi o rio Mogi Guaçu, quando meus parentes nos visitavam sempre íamos lá, e continua lindo!! Mas na época não tinha toda essa estrutura e entrada legal, era só o rio mesmo rsrs



Algumas pessoas podem achar besteira, mas como é bom ainda ver um rio com vida, é algo que infelizmente não faz mais parte do meu cotidiano.







Por lá só me decepcionei com uma coisa: Quando pedi um suco de laranja, não era bem esse "Nativo" que eu tinha em mente ... aaarrrrgggg trem ruim!!!


Infelizmente me lembro de poucas pessoas de lá, até gostaria de rever alguns, mas dificilmente os reconheceria. Então acabei ficando sozinha mesmo, ... desses sim dão saudade !!!

Depois de ficar um bom tempo observando o rio, deu vontade de ir em Descalvado, uma cidadezinha pequenininha ao lado, que eu nunca tinha ido, como é muito pequenininha, não ví muita coisa por lá, mas valeu a pena da mesma forma.


Ainda bem que eles avisam quando chega no centro da cidade, alguém poderia duvidar ... rsrsrs


Sinceridade o/


Lá pelas 15:30 hs peguei o caminho de volta, só aumentei um pouco o número de paradas, já estava ficando cansada. Uma parada pra comprar queijo, outra pra chupar sorvete, outra pra ir no banheiro, outra pra abastecer .... e assim vai kkk. Em Limeira, por uns 10 km peguei uma chuva bem forte, o que fez meu celular ir pro espaço novamente ¬¬' tomara que ele volte ¬¬' . Não tinha nenhum lugar em que eu pudesse parar e por a capa, o jeito foi ficar encharcada mesmo, mas não tem problema, teve todo o caminho restante pra secar, e minha viseira ficou limpinha *-*  ;-)

Bem, resumindo, o dia foi uma delícia, buscar coisas novas é sempre bom, mas lembrar momentos que já passaram também são importantes para nosso crescimento. Lembro de todos os lugares e pessoas com muito carinho, e espero também não ter sido esquecida.

Ahh, e foram 430 km rodados maravilhosamente :-D

Comentários

  1. Pq vc insiste em levar essa bolsa gigante no bau?
    A carteira e uma bolsinha pequena ja num resolvia?

    ResponderExcluir
  2. João, um homem nunca vai entender a importância de uma bolsa feminina

    "Bolsa de mulher tem sempre o básico: batom, carteira, lápis preto, desodorante, óculos escuros, a chave de casa, a chave do carro, o celular, um livro, o remedinho para cólica, alicate de unha, lencinhos, um creme, uma base, escova de cabelo... Guarda-chuva, se bobear um pára-quedas, uma metralhadora...

    A bolsa para cada mulher é um mundinho, onde ela se esconde, onde ela se acha, onde o homem se perde.

    Serve para guardar os imprevistos, achar circunstâncias, esconder medos, tem espaço para todas as máscaras, e todas as solidões anotadas na agenda.

    Se empilhar bem, cabe vários mundos, uma estante cheia de livros e um tempo pequeno"


    ;-) ... e coube td direitinho no baú, nada que o jeito feminino não resolva ;-)



    fonte da prosa: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=185699

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

07/07 - De Marataízes à Guriri

Até esse momento da viagem, já se passaram mais de 1000 km rodados, e até onde vamos para realizar um objetivo? Para motociclistas ... distância não é limite !!! Eis que continuamos rodando pelo Espírito Santo, agora tendo como destino a Ilha de Guriri, mais um destino valendo a pena \o/ Bem, saímos de Marataízes de manhã, com um dia lindo, e com a beleza do caminho que fizemos ... foi incrível!!! Alguns amigos ficam perguntando se já estou com a bunda quadrada, ou toda dolorida e coisas do tipo, mas não, já estou acostumada a andar de moto, e gosto tanto, mas tanto ... que o corpo entende e nem reclama rsrs. Durante o percurso todo senti apenas dor no pulso esquerdo quando fomos de Maricá a Marataízes, principalmente porque exigiu muito da embreagem, mas o Rodrigo trouxe um anti-inflamatório milagroso, que se fosse distribuído gratuítamente resolveria todos os problemas da humanidade rsrs o negócio é muito bom, nunca mais vou viajar sem um ...

11/11 - De Viedma a Puerto Pirámides (Península Valdés)

Tem um verso de uma música do Skank, que apesar de muito dramática, tem um trecho que diz assim: "Vou deixar a vida me levar Pra onde ela quiser Seguir a direção De uma estrela qualquer" Vou deixar - Skank                                   Pois é... deixar a vida levar... seguindo uma estrela qualquer.... Nosso 11º dia de viagem foi exatamente com esta sensação!! Viedma surgiu no nosso roteiro simplesmente porque o Paulo iria se hospedar por lá, como estava anoitecendo... decidimos ficar por lá tbm. Ficamos num hostel simples... Mas que renderam bons momentos de conversa :) Nas paredes do hostel tinham imagens e mapas de um lugar lindo chamado El Condor, a menos de 30 kms de lá, então... bora ir descobrir né \o/ Em 1881 houve um naufrágio de um navio dinamarquês nessas águ...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...