Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?



 Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos.

Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-)

Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1, só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte.

Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na aula 1? Então, o motor 4 tempos é chamado assim devido suas 4 fases: Admissão, Compressão, Explosão e Escape, isso proporciona algumas características interessantes, visto que o virabrequim da 2 voltas mas só ocorre uma explosão, são elas: menor rotação, maior durabilidade, menor consumo, menor manutenção e a utilização de apenas um tipo de óleo.

Ciclo de Otto







Vamos começar ver tudo mais a fundo então \o/

Cabeçote

O cabeçote de um motor 4 tempos é mais complexo que um 2 tempos, isso porque possui várias peças móveis, como válvulas, guia de válvulas, travas, retentores, dentre outras.


A função dele é:
  1. Permitir a entrada da mistura (ar + gasolina) pela válvula de admissão
  2. Manter a vedação no momento da compressão
  3. Permitir a saída dos gases queimados pela válvula de escape
Para realizar essas funções, algumas peças primordiais são os conjuntos das válvulas:


Elas são constituídas de:




E seu funcionamento é justamente para permitir a entrada da mistura e a saída dos gases, tudo devidamente sincronizado, como?




Através da imagem e da animação abaixo conseguimos ver exatamente o momento do funcionamento de cada uma: A entrada da mistura com a válvula pela esquerda que vai se abrindo, a explosão com ambas fechadas e a saída dos gases na válvula da direita:






Olhando por outro ângulo:


Muito bacana né :-D

Portanto, podemos notar que a vedação das válvulas é primordial, pois assim é que vai manter uma boa compressão, para que isso ocorra, é necessário um perfeito assentamento, que é obtido através do polimento das válvulas. As hastes não devem estar empenadas ou trincadas, e a mola precisa ter uma boa pressão.

Uma dica legal para verificar qualquer problema é testar a compressão com um compressímetro, tanto com o motor quente qto com ele frio, a compressão deve aumentar com o motor quente. Caso diminua... sinal de folga de válvula hein ;-) Pode-se tbm colocar um pouco de óleo 4 tempos na câmara de combustão e medir a compressão novamente, se as leituras variarem muito, sinal de vazamento no pistão e anéis.

Outra dica, já com o motor desmontado, como por exemplo qdo volta da retífica, é colocar  gasolina em cada uma das entradas, uma por vez, ou colocar contra a luz, se vazar qualquer coisa... problemas na vedação ;-)

Uma coisa interessante é que as válvulas tem regulagem correta para cada moto, e este é o espaço limite em que permite que as peças se dilatem devido ao calor. Há alguns vídeos na internet sobre como fazer essa manutenção, ainda não me arrisco pq não tenho ferramenta, mas segue a dica \o/ O Exemplo é pra CG 150

 

Continuando sobre os cabeçotes, normalmente eles só apresentam dois tipos de defeitos:
  1. Perda de compressão (se estiver rachado ou problema de vedação das valvulas)
  2. Barulho (se tem folga devido o desgaste das peças)

Pistão

A camisa do motor 4 tempos não possui janelas, e seu pistão possui 3 canaletas onde ficam os seus anéis:



 São eles:


Os anéis de controle de óleo são responsáveis por não permitir que o óleo entre na câmara de combustão, pois se isso ocorrer, o motor começará a queimar esse óleo e liberar fumaça, coisa que não deve acontecer.


Lubrificação

Lembre-se que os motores 4 tempos utilizam apenas um tipo de óleo, pode verificar mais sobre isso e a qualidade deles na aula 2 . Esse óleo lubrifica o motor inteiro: câmbio, embreagem, virabrequim, válvulas... etc, por isso é chamado de Cárter úmido.

Essa lubrificação ocorre de duas formas:

  • Salpico: o próprio movimento das peças, lançando óleo para todo lado
  • Forçada: uma bomba de óleo é usada para pressurizar o óleo e bombeá-lo através de dutos que levam o óleo para as peças distantes do cárter. 
Olha que interessante os fluxos da lubrificação obtida no manual de serviços da Lander:

 Fluxo:















Bem, ainda tem muito assunto pela frente, mas bacana o conteúdo né, espero que esteja sendo útil para todos ;-)


 Referências: http://curso-mecanica-motos.f1cf.com.br/index.html

Comentários

  1. Mais uma super aula, parabéns, se der tempo, sabadão vou trocar a junta do cabeçote da minha motoca, o duro e ter que comprar as ferramentas, ôôô coisa cara rsrs

    ResponderExcluir
  2. Querida irmãzinha Noellen, não se preocupe com as perdas de passeio. Pense assim: Estou colhendo frutos para futuramente não ficar na mão e ainda poder ganhar um dindim por fora. Já imaginou Noellen, nossa mecânica oficial do Tenere Club. JUNTOS E MISTURADOS NUNCA ENROLADOS...

    Beijos no coração do cariocarj

    ResponderExcluir
  3. Olá Noellen,
    Talvez vc goste desse site sobre mecanica de motos:
    http://curso-mecanica-motos.f1cf.com.br/

    Abraço,
    Lu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

18/11 - Ushuaia, o sonho realizado

16/11 - Rumo a Ushuaia, mas incompletos

15/11 - O dia que as coisas não saíram como o planejado