Pular para o conteúdo principal

Easy Rider - Sem Limites

Acabei de assistir pela primeira vez o filme Easy Rider, já me disseram que é obrigação de todo motociclista assistir, então foi interessante conhecer a obra, e garanto, realmente vale a pena!!!

Primeiramente é interessante conhecer o contexto e observar o roteiro e suas demonstrações das atitudes americanas da época, como os hippies, o uso intenso das drogas, o preconceito e os conflitos sociais, mas na minha opinião, a melhor parte da obra se resume num curto diálogo que me fez refletir:

"George: Sabem, esta cidade já foi muito boa. Não entendo o que está acontecendo com ela.
Billy: Todos viraram covardes, é isso. Não podemos nem ficar num hotel de segunda classe. O cara achou que a gente fosse matá-lo. Eles têm medo.
George: Eles não têm medo de você, mas do que você representa.
Billy: Cara, para eles, só represento alguém que deveria cortar o cabelo!
George: Não. Você representa para eles a Liberdade.
Billy: E o que há de errado com a liberdade?! É disso do que se trata!
George: Sim, é disso do que se trata. Mas FALAR sobre isso e SER isso são duas coisas diferentes, quer dizer, é difícil ser livre quando se é comprado e vendido no mercado. Mas nunca diga a alguém que ele não é livre… Por que ele vai tratar de matar e aleijar para provar a você que ele é. Eles falam e falam sem parar de Liberdade Individual… Mas quando vêem um Indivíduo Livre, ficam com medo.
Billy: Eu não boto ninguém pra correr de medo.
George: Não. É você quem corre perigo."

E logo após mostra o perigo de "tentar" ser livre, e quantos de nós já não vimos atitudes semelhantes, se não em ações... mas em palavras tentando destruir algo tão importante que esse sentimento representa.

E o engraçado é que sendo alguém que preza tanto isso, vejo esses mesmos ataques em tantos campos da vida. Na utilização de Software Livre, por exemplo, quantas vezes já não ouvi piadinhas ridicularizadoras por defender essa causa? Muitos nem querem se informar sobre do que se trata, mas fazem questão de atacar a busca de liberdade de outros.

Como motociclista... o próprio filme já demonstra claramente o desejo de sufocar essas atitudes, é, pegar uma moto e sair por aí é coisa de gente maluca, sem o que fazer, ou sem compromisso com o sistema ... ir sozinha então?!!! Você tem que definir suas prioridades, arranjar alguém e ficar quieta em casa!

Não concordar com todas as regras religiosas? Você não pensava assim, quem está fazendo a sua cabeça? Esses seus amigos ... sempre esses seus amigos!!! E aí vira motivo de preocupação de parentes ou de supostos amigos que são os primeiros a "aconselhar", mas os últimos a incentivar a autenticidade de cada um.

Mesmo com tantos ataques, e as vezes ficando com o espírito condoído pelas palavras, sinceramente, sabe o que realmente acho?

Liberdade é pouco!!! O que eu desejo ainda não tem nome!!!
Clarisse Lispector






Recomendadíssimo!!! Segue o link para quem desejar conferir tbm o filme na íntegra:


Comentários

  1. Que show!

    Esse diálogo é a chave do filme (e do resto da cultura motociclística, na minha opinião).

    São raros os que vêem esse filme por 10 ou 20 vezes e pegam essa essência, ainda mais com esse alcance.

    Parabéns.

    Haendel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

07/07 - De Marataízes à Guriri

Até esse momento da viagem, já se passaram mais de 1000 km rodados, e até onde vamos para realizar um objetivo? Para motociclistas ... distância não é limite !!! Eis que continuamos rodando pelo Espírito Santo, agora tendo como destino a Ilha de Guriri, mais um destino valendo a pena \o/ Bem, saímos de Marataízes de manhã, com um dia lindo, e com a beleza do caminho que fizemos ... foi incrível!!! Alguns amigos ficam perguntando se já estou com a bunda quadrada, ou toda dolorida e coisas do tipo, mas não, já estou acostumada a andar de moto, e gosto tanto, mas tanto ... que o corpo entende e nem reclama rsrs. Durante o percurso todo senti apenas dor no pulso esquerdo quando fomos de Maricá a Marataízes, principalmente porque exigiu muito da embreagem, mas o Rodrigo trouxe um anti-inflamatório milagroso, que se fosse distribuído gratuítamente resolveria todos os problemas da humanidade rsrs o negócio é muito bom, nunca mais vou viajar sem um ...

11/11 - De Viedma a Puerto Pirámides (Península Valdés)

Tem um verso de uma música do Skank, que apesar de muito dramática, tem um trecho que diz assim: "Vou deixar a vida me levar Pra onde ela quiser Seguir a direção De uma estrela qualquer" Vou deixar - Skank                                   Pois é... deixar a vida levar... seguindo uma estrela qualquer.... Nosso 11º dia de viagem foi exatamente com esta sensação!! Viedma surgiu no nosso roteiro simplesmente porque o Paulo iria se hospedar por lá, como estava anoitecendo... decidimos ficar por lá tbm. Ficamos num hostel simples... Mas que renderam bons momentos de conversa :) Nas paredes do hostel tinham imagens e mapas de um lugar lindo chamado El Condor, a menos de 30 kms de lá, então... bora ir descobrir né \o/ Em 1881 houve um naufrágio de um navio dinamarquês nessas águ...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...