Pular para o conteúdo principal

29/12 - Rodando por Monte Alegre do Sul

"Caminhe de tal forma que seus passos imprimam 
sobre a terra apenas as marcas da liberdade,
alegria e serenidade " - Thich Nhât Hanh


Final de ano sempre leva a reflexões, certo? Bem, percorrendo as páginas do blog noto como todos essas viagens são mágicas, especiais e fontes de crescimento. Inspirada pela frase citada acima, os meus "passos" esse ano buscaram justamente a liberdade e a alegria. Foram muitas aventuras, muitos estados percorridos... em vários momentos fui chamada de louca, em outros de corajosa... mas sinceramente tudo depende do ponto de vista de quem me aborda, o que para alguns é loucura, para outros é apenas viver. O que para alguns é ser normal, para outros é desperdiçar o dom da aventura e do regozijo.
Com o simples, puro e não explicável prazer em andar de moto, hoje rodei 214 maravilhosos km's, de Jundiaí a Monte Alegre do Sul e voltando por Bragança... diversão pura, então senta aí que lá vem história ;-)

Aproveitei o lindo dia pra dar uma volta na estradinha de Morungaba, fazia tempo que não ia pra lá e só tenho boas recordações, e olha, continua maravilhosa. De sábado costuma ser mais tranquila e sem tantos speedeiros, e hoje foi realmente ideal. O cheiro, a paisagem, o asfalto ótimo, as curvas... conjunto completo e fonte de revigoramento. A parada no ArtCafé pra comer pão de queijo e algumas comprinhas na Doces David são obrigatórias, muito boooommmm!!!
De Morungaba segui para Amparo, na verdade não estava nos planos passar por lá, mas não ví placas indicando a entrada pra Monte Alegre, então fui pelo caminho mais longo, cidade linda...preciso ir conhecê-la melhor também. O asfalto entre Amparo e Monte Alegre do Sul não está aquelas coisas, muito remendo, mas da pra rodar tranquilamente. Há poucos dias passei por alí com meu amigo João, então estava ciente dessa situação, nada de surpresas.
Chegando em Monte Alegre do Sul continuou a diversão, estava disposta a dessa vez conhecer melhor... e amei a cidade, pequenininha, simples, calma ... isso é que é qualidade de vida.
Logo na entrada já notamos que Monte Alegre do Sul faz jus ao apelido de "cidade presépio", demonstrando toda a sua beleza e delicadeza. O portal abre com chave de ouro a linda cidade.




Um dos primeiros pontos que decidi conhecer foi o Mirante do Cristo, e que com certeza apresenta a melhor vista da cidade...





Seguindo em direção ao centro, passei pelo Centro Cultural, e não tem como não se encantar com a delicadeza do lugar. Todas as árvores estavam com pequenos enfeites feito pelas crianças das escolas da região, que gracinha...


Outra atração é a locomotiva a vapor, ficou linda com a temática do Natal, muito legal o cuidado com tudo. Ela foi desativada em 1966, muitas histórias devem ter passado por esses vagões.



Todo o espaço é encantador...





E olha aí a frase de inspiração...


Logo em frente o espaço tem uma cafeteria que é o máximo, linda e cheia de detalhes. Bem, eu não bebo café... mas o lugar é lindo e o suco de laranja estava uma delícia rsrs


Quando cheguei ao centro da cidade, a primeira loja que me chamou a atenção foi o espaço do artesão, e logo na entrada já fica claro o ambiente charmoso que estava por vir.


Mais um pouquinho do centro com o Santuário do Senhor Bom Jesus...


E mais um mirante, o Mirante do Cruzeiro, e dessa vez com uma longa, longa subida a pé. Uma coisa que achei interessante no caminho é que foram colocando a trajetória de Jesus perto de sua morte, então a curiosidade em ver como será o próximo passo é bem motivadora.


A praça central...


E um sorvete pra amenizar esse dia quente, o "Moda da Casa" deles (Crema de Sotti) é uma delícia !!! Esses lugares tradicionais são sempre mais agradáveis, saborosos e aconchegantes.


Como Monte Alegre faz parte do circuito das águas paulistas, há muitas fontes e cachoeiras pela cidade, além de um Balneário aberto ao público, cujas águas são alimentadas pela fonte Bom Jesus e possuem várias indicações para tratamentos de saúde. Deve ser bom hein...


Fonte Bom Jesus...



Quando andamos de moto nos sentimos parte do ambiente, afinal, não fica nenhuma camada nos isolando do universo que nos rodeia, e eis que nesses momentos surgem as coisas mais lindas que existem...




Percorrendo mais um pouco... com direito a estradinha de terra e tudo mais, eis a...


Fonte da Índia...


demonstrando o poder de um grande amor...


Na estrada sentido Pinhalzinho ficam algumas das cachoeiras. Uma das principais da cidade é a Cachoeira das Andorinhas, logo na beira da estrada. Como as águas são muito agitadas não é permitido banhar-se, mas admirar... pode ficar a vontade.






Parei um pouco pra tomar água de coco e um senhor me indicou outra cachoeira aberta ao público e tbm pertinho dalí. Com estradinhas assim... sempre sabemos que surpresas nos aguardam.



E normalmente, as surpresas são sempre maravilhosas...





 De Monte Alegre continuei seguindo e dei uma passada rápida em Bragança Paulista, mas aí rumo a voltar pra casa, com um largo sorriso no rosto e o sentimento de que todos esses momentos, mesmo sozinha, valem a pena. É muito bom descobrir algo que realmente ama fazer, e melhor ainda são essas oportunidade de descobrir tanta coisa especial, e tão perto. Alguns acham que pra ser feliz as coisas precisam ser grandiosas, mas não, as simples são as mais recompensadoras.

Ahhh no caminho peguei um pouco de chuva, mas nesses momentos de diversão... a chuva se torna só a forma mais gostosa de limpar a viseira ;-)

Que 2013 venha com cada vez mais km's de alegria, para todos nós ;-)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

07/07 - De Marataízes à Guriri

Até esse momento da viagem, já se passaram mais de 1000 km rodados, e até onde vamos para realizar um objetivo? Para motociclistas ... distância não é limite !!! Eis que continuamos rodando pelo Espírito Santo, agora tendo como destino a Ilha de Guriri, mais um destino valendo a pena \o/ Bem, saímos de Marataízes de manhã, com um dia lindo, e com a beleza do caminho que fizemos ... foi incrível!!! Alguns amigos ficam perguntando se já estou com a bunda quadrada, ou toda dolorida e coisas do tipo, mas não, já estou acostumada a andar de moto, e gosto tanto, mas tanto ... que o corpo entende e nem reclama rsrs. Durante o percurso todo senti apenas dor no pulso esquerdo quando fomos de Maricá a Marataízes, principalmente porque exigiu muito da embreagem, mas o Rodrigo trouxe um anti-inflamatório milagroso, que se fosse distribuído gratuítamente resolveria todos os problemas da humanidade rsrs o negócio é muito bom, nunca mais vou viajar sem um ...

11/11 - De Viedma a Puerto Pirámides (Península Valdés)

Tem um verso de uma música do Skank, que apesar de muito dramática, tem um trecho que diz assim: "Vou deixar a vida me levar Pra onde ela quiser Seguir a direção De uma estrela qualquer" Vou deixar - Skank                                   Pois é... deixar a vida levar... seguindo uma estrela qualquer.... Nosso 11º dia de viagem foi exatamente com esta sensação!! Viedma surgiu no nosso roteiro simplesmente porque o Paulo iria se hospedar por lá, como estava anoitecendo... decidimos ficar por lá tbm. Ficamos num hostel simples... Mas que renderam bons momentos de conversa :) Nas paredes do hostel tinham imagens e mapas de um lugar lindo chamado El Condor, a menos de 30 kms de lá, então... bora ir descobrir né \o/ Em 1881 houve um naufrágio de um navio dinamarquês nessas águ...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...