Pular para o conteúdo principal

Curso Off com o Tomaz da Personal OffRoader - 15/02

Embora já ande de moto a mais de 4 anos, no dia 15/02 - junto com a galera do Highlanders e do Teneré Club - fizemos um curso Off com o Tomaz Bueno da Personal OffRoader. O dia foi ótimo e as dicas muito bem vindas, afinal treinamento não é gasto, é investimento na nossa própria segurança!!!

Devido as fortes chuvas recentemente, a pista que usaríamos estava praticamente inundada, mas por causa do Giro Latino estar perto e por termos participantes de longe, insistimos com o Tomaz que tivesse o curso da mesma forma, portanto fomos para um bairro tranquilo e treinamos as técnicas da mesma forma, e sinceramente o dia valeu a pena!!! Bom demais aprender com quem manja ;-)

Segue abaixo um breve resumo do conteúdo, é claro que treinar pra valer com o acompanhamento de um profissional é muito melhor... mas vale a leitura tbm:

1-) Planejamento: Antes de qualquer viagem, o planejamento é primordial, é necessário saber quais terrenos vamos encarar, como e quando será o abastecimento, pesquisar a rota principal e algumas alternativas em caso de problemas, enfim, o levantamento de todas as informações podem ser cruciais para uma viagem bem sucedida.

2-) Revisão constante da moto: Ter uma moto em bom estado é primordial sempre, nunca sabemos o que nos aguarda. Relação, freios, cabos lubrificados, pneus apropriados ao terreno... aprendi a lição depois de ter ficado na estrada =/ uma dica legal se tratando especificamente do Off é murchar um pouco os pneus, isso cria maior área de atrito com o solo e facilita na pilotagem.

3-) Se tratando de pilotagem, é importante manter a cabeça erguida e procurar ver o mais a frente possível, assim poderá definir de antemão por qual caminho deve seguir e prever possíveis riscos. Isso se aplica tbm as curvas, seja no asfalto ou na terra, tentar olhar para o final da curva ajuda a fazer com mais segurança, pois somos guiados justamente por nossos olhos. Outra coisa importante é aprender a travar a moto com as pernas e calcanhar, isso da maior segurança para manobras.

4-) Equipamentos de segurança: Equipamentos são essenciais em qualquer lugar, seja numa viagem de 10 mil kms...seja numa voltinha até a padaria, o risco de acidente existe e deve ser minimizado com responsabilidade e segurança. Uso de Jaqueta ou colete, joelheiras, cotoveleiras, luva, capacete... tudo é bem vindo para se proteger.

O áudio não ficou bom mas espero que seja de proveito da mesma forma, bora aprender com o profissional ;-)




Para qualquer contato com o Tomaz:
TOMAZ BUENO - Personal Offroader
11 9 6385 0128 (Vivo e Whatsapp)
11 9 8922 7739 (Claro)
www.personaloffroader.com.br
www.youtube.com/tomazte
www.facebook.com/personaloffroader

Recomendado!!!

Comentários

  1. Noellen boa tarde,

    Estou com os olhos brilhando para viajar São Paulo/Pernambuco, estou acompanhando seu blog de perto!!!
    Nao pare de nos atualizar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Felipe, espero que as dicas estejam sendo úteis e principalmente o incentive mesmo a pegar a estrada ;-) é bom demais!!!

      Bjs, td de bom

      Excluir
  2. Noellen,

    Parabéns, pela postagem, várias dicas excelente !

    Show de Bola!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

07/07 - De Marataízes à Guriri

Até esse momento da viagem, já se passaram mais de 1000 km rodados, e até onde vamos para realizar um objetivo? Para motociclistas ... distância não é limite !!! Eis que continuamos rodando pelo Espírito Santo, agora tendo como destino a Ilha de Guriri, mais um destino valendo a pena \o/ Bem, saímos de Marataízes de manhã, com um dia lindo, e com a beleza do caminho que fizemos ... foi incrível!!! Alguns amigos ficam perguntando se já estou com a bunda quadrada, ou toda dolorida e coisas do tipo, mas não, já estou acostumada a andar de moto, e gosto tanto, mas tanto ... que o corpo entende e nem reclama rsrs. Durante o percurso todo senti apenas dor no pulso esquerdo quando fomos de Maricá a Marataízes, principalmente porque exigiu muito da embreagem, mas o Rodrigo trouxe um anti-inflamatório milagroso, que se fosse distribuído gratuítamente resolveria todos os problemas da humanidade rsrs o negócio é muito bom, nunca mais vou viajar sem um ...

11/11 - De Viedma a Puerto Pirámides (Península Valdés)

Tem um verso de uma música do Skank, que apesar de muito dramática, tem um trecho que diz assim: "Vou deixar a vida me levar Pra onde ela quiser Seguir a direção De uma estrela qualquer" Vou deixar - Skank                                   Pois é... deixar a vida levar... seguindo uma estrela qualquer.... Nosso 11º dia de viagem foi exatamente com esta sensação!! Viedma surgiu no nosso roteiro simplesmente porque o Paulo iria se hospedar por lá, como estava anoitecendo... decidimos ficar por lá tbm. Ficamos num hostel simples... Mas que renderam bons momentos de conversa :) Nas paredes do hostel tinham imagens e mapas de um lugar lindo chamado El Condor, a menos de 30 kms de lá, então... bora ir descobrir né \o/ Em 1881 houve um naufrágio de um navio dinamarquês nessas águ...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...