Pular para o conteúdo principal

Curso Off com o Tomaz da Personal OffRoader - 15/02

Embora já ande de moto a mais de 4 anos, no dia 15/02 - junto com a galera do Highlanders e do Teneré Club - fizemos um curso Off com o Tomaz Bueno da Personal OffRoader. O dia foi ótimo e as dicas muito bem vindas, afinal treinamento não é gasto, é investimento na nossa própria segurança!!!

Devido as fortes chuvas recentemente, a pista que usaríamos estava praticamente inundada, mas por causa do Giro Latino estar perto e por termos participantes de longe, insistimos com o Tomaz que tivesse o curso da mesma forma, portanto fomos para um bairro tranquilo e treinamos as técnicas da mesma forma, e sinceramente o dia valeu a pena!!! Bom demais aprender com quem manja ;-)

Segue abaixo um breve resumo do conteúdo, é claro que treinar pra valer com o acompanhamento de um profissional é muito melhor... mas vale a leitura tbm:

1-) Planejamento: Antes de qualquer viagem, o planejamento é primordial, é necessário saber quais terrenos vamos encarar, como e quando será o abastecimento, pesquisar a rota principal e algumas alternativas em caso de problemas, enfim, o levantamento de todas as informações podem ser cruciais para uma viagem bem sucedida.

2-) Revisão constante da moto: Ter uma moto em bom estado é primordial sempre, nunca sabemos o que nos aguarda. Relação, freios, cabos lubrificados, pneus apropriados ao terreno... aprendi a lição depois de ter ficado na estrada =/ uma dica legal se tratando especificamente do Off é murchar um pouco os pneus, isso cria maior área de atrito com o solo e facilita na pilotagem.

3-) Se tratando de pilotagem, é importante manter a cabeça erguida e procurar ver o mais a frente possível, assim poderá definir de antemão por qual caminho deve seguir e prever possíveis riscos. Isso se aplica tbm as curvas, seja no asfalto ou na terra, tentar olhar para o final da curva ajuda a fazer com mais segurança, pois somos guiados justamente por nossos olhos. Outra coisa importante é aprender a travar a moto com as pernas e calcanhar, isso da maior segurança para manobras.

4-) Equipamentos de segurança: Equipamentos são essenciais em qualquer lugar, seja numa viagem de 10 mil kms...seja numa voltinha até a padaria, o risco de acidente existe e deve ser minimizado com responsabilidade e segurança. Uso de Jaqueta ou colete, joelheiras, cotoveleiras, luva, capacete... tudo é bem vindo para se proteger.

O áudio não ficou bom mas espero que seja de proveito da mesma forma, bora aprender com o profissional ;-)




Para qualquer contato com o Tomaz:
TOMAZ BUENO - Personal Offroader
11 9 6385 0128 (Vivo e Whatsapp)
11 9 8922 7739 (Claro)
www.personaloffroader.com.br
www.youtube.com/tomazte
www.facebook.com/personaloffroader

Recomendado!!!

Comentários

  1. Noellen boa tarde,

    Estou com os olhos brilhando para viajar São Paulo/Pernambuco, estou acompanhando seu blog de perto!!!
    Nao pare de nos atualizar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Felipe, espero que as dicas estejam sendo úteis e principalmente o incentive mesmo a pegar a estrada ;-) é bom demais!!!

      Bjs, td de bom

      Excluir
  2. Noellen,

    Parabéns, pela postagem, várias dicas excelente !

    Show de Bola!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 013 - Serra da Macaca

A Serra da Macaca é uma estrada linda que corta o Parque Carlos Botelho, de São Miguel Arcanjo a Sete Barras , no estado de São Paulo . Uma estrada super bacana e com vários atrativos pelo caminho, como a própria cidade de São Miguel Arcanjo (que terá imagens especiais no próximo vídeo), as vinícolas super bacanas e muito mais! O Parque Carlos Botelho é um dos parques que tem por objetivo a preservação da Mata Atlântica, tem várias trilhas, cachoeiras e atrações bacanas pra quem curte aventura e natureza. Neste vídeo apresentamos um pouco do museu, da trilha das Bromélias, da bica do Rio Taquaral e o próprio Rio Taquaral. Uma explicação super bacana sobre o Parque e sobre o macaco Muriqui (mono-carvoeiro), uma espécie que só é encontrada no Brasil e que está em perigo de extinção. Apenas passar na serra sentido Sete Barras é gratuito, para algumas das atrações é necessário pagar ingresso. Esperamos que gostem das dicas e aprendizado ;-) Tem muito mais pra conhecer da serra,...

Vlog Rumo Aos Sonhos - Episódio 012 - Música: Escrevendo a própria história

Existem certos presentes que se tornam inesquecíveis! Presentes assim não são necessariamente coisas, não custam caro, e muito menos são de marcas famosas, mas são os mais especiais! No meu aniversário ganhei do Cassiano como presente uma linda música, uma música que fala um pouco da minha história. Mas mais do que uma música, o presente que ele me dedicou foi tempo, amor, dedicação e muito, muito carinho! Um presente que não tem preço, mas que tem muito valor! Compartilho com vcs esse presente! Música: Escrevendo a própria história Compositor: Cassiano Bueno "As estradas foram feitas pra voar E assim como um pássaro, ela vai, a sonhar Menina das Serras, das cordilheiras ao luar Ela faz sua história, e o seu destino, ela vive a criar Sua moto sua caneta, em cada ponto em cada chão A poesia vai surgindo No caderno uma nova canção Interoceânica, Transamazônica, BR101 Caminhos ao telegráfo ela vai No retrovisor, tudo fica para trás A saudade porém, não se va...

A primeira de muitas - Ponta Grossa, Curitiba e Antonina - 07 a 11 de Julho

Como diz Fernando Pessoa, "a vida é o que fazemos dela", e para viajantes, a fazemos muito mais bonita! Assim foram os dias 07 a 11 de Julho, onde o Cassiano e eu percorremos as estradas de São Paulo e Paraná. Certa vez li que uma viagem vem para nos tornar conhecedores de si mesmos e sinceros nas atitudes, e essa viagem veio pra solidificar ainda mais nosso sentimento, proporcionar conhecer ainda mais um ao outro, sentir nossa alegria em estar junto e dar a certeza que desejamos muitos e muitos kms de alegria, as vezes cada um com sua moto...as vezes os dois em uma moto...de ônibus...a pé...não importa, o que vale é estarmos sempre cheios de expectativas e abertos para as novas experiências que estão surgindo. Mas senta que lá vem história... No dia 7 saí de Jundiaí e fui encontrá-lo em Capão Bonito, de lá seguimos pra Ponta Grossa, nosso primeiro destino. Nosso objetivo por lá era conhecer a Abadia da Ressurreição, um mosteiro muito bonito cujos monges belamente apres...