Aula 2: Óleos Lubrificantes e Gasolina

Estou ficando revoltada comigo mesma!!! ¬¬' Claro que sei que sou ainda totalmente noob em mecânica, mas estou bem pior do que imaginei rsrsrs muito a aprender ainda, acho que a Phione é uma sobrevivente na minha mão viu rsrs Maaasss vamos a segunda aula, tenho certeza que será útil para muitos ;-)

Conteúdo:

  1. Lubrificação
  2. Combustíveis 

Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi na aula de hoje do curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam afinal conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-)

  1.  Lubrificação
A correta lubrificação do motor é fundamental para seu bom funcionamento, afinal o óleo forma uma película que evita o contato direto entre as peças, promovendo diminuição no atrito, e consequentemente, diminuição no desgaste das peças e no aquecimento do motor. Há pelo menos 4 tipos de óleos: O vegetal (soja, milho, azeite), o animal (banha, gordura), o mineral (restos de seres vivos em decomposição - petróleo) e o sintético (produzido em laboratório).

No caso da motocicleta, são utilizados óleos minerais e sintéticos, e por sinal... o óleo sintético, desde que seja produzido especificamente para moto, é a melhor opção, pois o momento mais delicado do motor é na partida a frio, quando as peças não estão suficientemente dilatadas e o óleo ainda não atingiu todos os pontos necessários, e nesse momento, o óleo sintético consegue preencher todo o motor até 3 vezes mais rápido que o mineral... bem... mas peraí né.... vamos por partes ;-) rsrsrs

Os lubrificantes que utilizamos  são compostos de:



Essa mistura tem por objetivo atingir a viscosidade necessária, além de satisfazer outras necessidades como auxiliar na refrigeração do motor, limpeza, proteção qto à corrosão, vedação da cãmara de combustão... dentre outras.

Viscosidade e qualidade são os pontos que mais devemos dar atenção, e que estão especificadas na embalagem, mas...por que é importante? A viscosidade é a resistência ao escoamento do produto, quanto mais viscoso menos escorre. Da pra notar bem a diferença né?


A viscosidade do óleo necessário para cada motor está devidamente especificado no manual do fabricante, e na hora da compra está determinado de acordo com a classificação SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos)

A classificação SAE vai de:

 0 (fino) --------------------------------------------------- a 90 (o mais grosso).

Veja alguns exemplos nas embalagens:



Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos em laboratório utilizando o Viscosímetro. Quanto maior a temperatura que o óleo é exposto, maior o escoamento, ou seja, ele fica menos viscoso, quanto mais frio... menos escoamento. Com isso, temos os óleos de "inverno" e os de "verão" , justamente devido essa variação de temperatura e sua reação.

Mas se pararmos pra pensar... não tem como ficar trocando o óleo a cada vez que o tempo muda, principalmente com o tempo doido como está. Para resolver isso, inventaram "um óleo" que na verdade é a mistura dos dois, permitindo enfrentar tanto a temperatura fria como quente. Esses óleos possuem duas viscosidades, notou nas imagens acima que alguns óleos tem duas numerações, como 20W50? Com a explicação e exemplos abaixo ficará mais claro, temos então:

  • Óleo monogral: Tem apenas uma viscosidade,viu o SAE 90?

Esse é o óleo mais grosso e mais viscoso, utilizado para engrenagens .

O óleo monogral só pode ser usado onde a temperatura ambiente do local de uso não sofre grandes variações climáticas.

  • Óleo Multiviscoso: Esse é o mais utilizado nas motocicletas, veja a imagem abaixo, consegue notar o 20W50:

Isso quer dizer que é composto de duas viscosidades. O 20W (o w é de winter - frio em inglês) é para a temperatura mais fria, ou seja, 20 é a resistência dele na partida a frio e circulação em baixas temperaturas (lembre-se que a classificação SAE vai de 0 a 90) . O segundo número - 50 - é a classificação para temperaturas quentes, ou seja, quanto mais quente a temperatura, menos viscoso ele é.

Nesse exemplo então, qual é o mais viscoso (grosso)?

O mais viscoso é o 20W - 50, tanto para baixas quanto altas temperaturas, e o menos viscoso (fino) é o 10W-30, deu pra entender?

Como já dito, a viscosidade ideal é informada no manual do fabricante, no caso da Lander o manual fala pra usar o Yamalube 4 SAE 20W-50.

Algumas pessoas, em motos mais antigas, pra diminuir o barulho colocam um óleo mais grosso, mas isso não é nada bom, isso porque sendo mais viscoso que o necessário, o motor terá mais dificuldade em funcionar, precisará de mais força, igual nós quando estamos andando dentro da água, não requer mais força? Isso porque temos a "viscosidade" da água influenciando no nosso movimento, portanto, colocar um óleo mais grosso pode impedir que o óleo chegue ao cabeçote ou outras partes do motor, impedindo a correta lubrificação.

Um detalhe importante é que a viscosidade não determina a qualidade do óleo, para isso temos mais um indicador, o API, conforme a imagem abaixo:




API classifica o óleo segundo o seu desempenho. O S quer dizer que são motores de combustão interna, e a segunda letra, que pode variar de A até M quer dizer que é o mais avançado.

A - mineral puro, não tem aditivos
M - por enquanto o mais avançado tecnologicamente.

Veja que interessante a classificação abaixo, mesmo sendo para carro:


Uma coisa interessante, a Honda até a pouco tempo atrás recomendava o uso do óleo Mobil, que conforme imagem já postada, possui API SF, já o yamalube possui API SL, qual desses é o mais avançado tecnologicamente e o melhor? Pra pensar um pouquinho...

Ahhh uma coisa importante, a parceria com a Mobil é só aqui no Brasil, em outros países a Honda orienta a usar Repsol, que é melhor observar a classificação API tbm:






Boa hein Honda

maaaas eles mudaram recentemente o óleo indicado, e agora sugerem o:





Quanto a qualidade melhoraram um pouco né, agora é o SJ, mas há controvérsias quanto a viscosidade, tem bastante gente reclamando... mas é a orientação.

Esse questionamento é importante, afinal, se a viscosidade não influencia na qualidade, pode se colocar óleo de qualquer marca, desde que respeite a viscosidade? Sim, pode sim, o que varia entre as marcas são os aditivos, mas calma aí, tem mais. pode-se colocar qualquer marca levando em consideração a API tbm? Sim, desde que a classificação API seja igual ou maior do que a recomendada pelo fabricante, por exemplo, em vez de usar o móbil 20W-50 SF recomendado pela Honda,  poderia usar o yamalube 20W-50 SL. Nunca, jamais colocar abaixo da classificação API.


Classificação JASO: Além da classificação API, as embalagens tbm trazem a classificação JASO, que nada mais é do que a classificação feita pelos japoneses, pois a API é pelos americanos. Eles seguem a mesma regras das letras, mas só vai de A até C. Para as motocicletas só deve-se usar a Classificação A

Exemplo:



Mas por que só esse? Simples:

Os aditivos colocados nos óleos tem as seguintes funções:

  • Detergentes - limpeza
  • Dispersante - dispersa a sujeira
  • Antioxidante - não enferrujar
  • Antiespumante
  • ... dentre outros.  
Só que alguns óleos, especialmente os de carro, possuem tbm um componente chamado bissulfeto de molibdênio (conhecido tbm como molykote). Esse componente é utilizado para diminuir ainda mais o atrito entre as peças, mas aí surge um problema: A embreagem  PRECISA de atrito, pois os discos trabalham banhados no óleo e precisam realmente de atrito para funcionar, por isso na classificação Jaso, para motocicletas, deve-se usar apenas a classificação MA, que é a única que não possui o bissulfeto de molibdênio.

Ahh só mais uma curiosidade, qdo for trocar, é bom que ele esteja quente, afinal, ficando menos viscoso vai sair todo o óleo sujo ;-) blz?

 
      2. Combustíveis - Gasolina
Embora atualmente exista grandes perspectivas de uma mudança nos "combustíveis" em breve, como o uso das motos elétricas... por enquanto as mais utilizadas ainda são a gasolina ou flex.

Tipos de Gasolina:

  • Tipo A = Gasolina sem adição de álcool (não é comercializada no Brasil)
  • Tipo A Premium = Obtida a partir de uma mistura de Naftas de alta octanagem, o que fornece ao produto maior resistência a detonação




Escrevi uns termos bonitos aí em cima hein rsrs mas vamos esclarecer melhor as coisas, mas vai envolver um pouquinho de química ok:

A gasolina é formada basicamente por Hidrocarboneto (HC), e obtida através da destilação direta do petróleo e seus subprodutos. A molécula dela é C8H10 que quer dizer:




Isso aí que vimos acima é um Octano.

Nafta leve é quando a molécula da gasolina foi obtida desse jeito acima direto do petróleo
Nafta Craqueada é quando as moléculas são maiores que um octano, e aí precisam quebrar para virar gasolina

Octanagem é a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação). Lembra-se do ciclo de Otto da aula 1? É quando no momento da explosão a gasolina tem uma maior resistência à detonação espontânea. Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros.



E tudo isso que escrevi então é só pra dizer que: Gasolina tipo A Premium = Obtida a partir de uma mistura de Naftas(moléculas diretas do petróleo ou não) de alta octanagem (que resiste a explodir sozinha e antes da hora), o que fornece ao produto maior resistência a detonação.



  • Tipo C Comum = É a gasolina comum que se encontra disponível no mercado. Esta gasolina é preparada pelas companhias distribuidoras que adicionam álcool etílico anidro à gasolina tipo A . O teor de álcool na gasolina final atinge até 25 % em volume, conforme prevê a legislação atual. Esta gasolina apresenta uma octanagem no mínimo igual a 80 (MON).

  • Tipo C Premium = É a mesma tipo A Premium só que tbm adicionado até 25 % de alcool anidro. Essa gasolina foi desenvolvida com o objetivo principal de atender aos veículos nacionais e importados de altas taxas de compressão e alto desempenho e que tenham a recomendação dos fabricantes de utilizar um combustível de elevada resistência à detonação.

  • Gasolina Aditivada = As companhias distribuidoras adicionam a uma parte da gasolina do tipo A, comum ou Premium, além do álcool etílico, produtos (aditivos) que conferem à gasolina características especiais. Nesse caso, a gasolina comum passa a ser comercializada como GASOLINA ADITIVADA. A gasolina Premium, quando aditivada continua a ser denominada como gasolina Premium. O aditivo adicionado na gasolina possui, entre outras, características detergentes e dispersantes e tem a finalidade de melhorar o desempenho do produto. Testes efetuados em motores com a gasolina aditivada da PETROBRAS DISTRIBUIDORA demonstraram que o aditivo contribui para minimizar a formação de depósitos no carburador e nos bicos injetores, assim como no coletor e hastes das válvulas de admissão. A GASOLINA ADITIVADA recebe um corante que lhe confere uma cor distinta daquela apresentada pela gasolina comum (a gasolina aditivada BR-SUPRA apresenta cor verde).

  • Algumas montadoras, como a Honda, especificam no manual do fabricante para usar apenas gasolina comum em suas motos. Isso é colocado porque eles não conseguem fazer o teste com todos os tipos de gasolina de todos os países, mas isso é só uma prática da empresa, usar gasolina aditivada não prejudica em nada o motor, ao contrário, como já mencionado os aditivos de detergente é um bom auxílio na limpeza de algumas partes. Aliás, quem só usa gasolina comum e de repente decide começar a usar aditivada... é bom ir com calma, e no começo usar uma proporção de uns 25 % de gasolina aditivada, e depois vai aumentando. A vantagem será, a longo prazo, mais durabilidade ao motor e seus componentes, menos resíduos acumulados, manutenção da limpeza interna de tubulações, bicos e câmara de combustão e ainda produzir menos poluição. E como é de conhecimento geral, um veículo com seu “coração” limpo anda melhor e com mais qualidade.

  • Gasolina Podium = A gasolina podium tem tecnologia semelhante à utilizada na gasolina da Fórmula 1. É na verdade uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor, além de aditivos que conferem proteção ao mesmo.

    Importante: O melhor desempenho desse combustível só será percebido em veículos com alta taxa de compressão, ou no caso dos veículos mais modernos, quando o sistema de mapeamento do motor consegue “enxergar” a gasolina Podium, alterando os parâmetros de funcionamento do motor de modo a obter o melhor desempenho com esse combustível. Ela não é um combustível mais forte ou mais puro, apenas com maior octanagem... mas tbm não danifica se outros motores quiserem usar(desde que não seja 2 tempos), só não vai mudar nada, ou melhor.. vai gastar mais rsrs.

    Por exemplo, a taxa de compressão da Lander é de apenas 9,0, já da Teneré 660 é de 10.0:1, já o de uma GS BMW 1200 é de 12:1, o de uma Hayabusa a partir de 2011 é de 12.5 e assim vai indo... se for maior que 10:1 é considerada alta, se for menor... é de baixa taxa de compressão =/ chato né.


    Importante (de novo): Os motores 2 Tempos possuem excesso de depósitos e o uso de uma gasolina aditivada poderá remover esses depósitos, causando algum tipo de problema, é necessário verificar o manual do proprietário pra saber se pode usar qualquer gasolina mesmo.



    É isso aí, essa foi a segunda aula, interessante né :-)


    Sábado tem mais \o/



    Referências:
    Noticias Automotivas
    Petrobras BR

Comentários

  1. Noellen foi muito boa sua explicação, agora estou entendendo melhor de óleo e de combústivel. Obrigado por sua grande ajuda, que Deus lhe dê em dobro em tudo que precisar. Continue nos orientando JUNTOS E MISTURADOS, NUNCA ENROLADOS, TENERES EM AÇÃO. hehehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada cariocarj, fico feliz que esteja gostando, tbm estou aprendendo demais rsrs

      vlw pelo incentivo ;-)

      beijão.

      Excluir
  2. Sensacional essas matérias, óleo e gasolina são essenciais para a conservação dos motores, sobre o óleo eu já sabia mas sobre a gasolina ainda tinha algumas dúvidas que foram sanadas,valeu mesmo, to no stand by da próxima matéria, vamo que vamo rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Messa, que bom que está curtindo, bom demais saber disso :-)

      Sábado tem mais rsrs ;-)


      \o/

      Excluir
  3. Show de Bola!!! To acompanhando seu ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Evandro, fico feliz que esteja gostando, só ficar de olho ;-)

      Beijão

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

18/11 - Ushuaia, o sonho realizado

16/11 - Rumo a Ushuaia, mas incompletos

15/11 - O dia que as coisas não saíram como o planejado