Pular para o conteúdo principal

18/03 - do distrito de La Paz a Potosí

Por que é que fazemos isso? Sempre que estou numa situação muito ruim viajando de moto me pergunto isso, e então, por que é que fazemos essas viagens loucas, em baixo de chuva ou de sol, na terra ou no asfalto, no frio ou no calor?

A viagem de La Paz a Potosí foi difícil, muito difícil!!! No dia anterior ficou a frustração de não ter conseguido ir para a Estrada da Morte, eu ainda estava com dores na perna e no braço, a estrada de La Paz a Oruro está em obras e por isso muito ruim... cheia de desvios, o trânsito em Oruro não ajudou, dezenas de curvas nos últimos 200 kms que fizeram a viagem não render, sem almoço... e muito, muito frio!!!


Em Oruro encontramos o único posto em toda a viagem que se recusou a abastecer por sermos estrangeiros. De Oruro pra frente o asfalto voltou a ficar bom, abastecemos em Pazña. Muitos deixam de ir na Bolívia por causa dessa restrição de abastecimento, mas sinceramente só ir em postos menores que não enfrenta problemas com combustível, e esses tem aos montes.

Apesar do cansaço extremo ainda foi possível apreciar as paisagens, e são sempre de encher os olhos, no fim tudo vale a pena!!!










Chegamos em Potosí no final da tarde, como toda cidade maior o trânsito é mto ruim, mas nisso já estamos calejados. Ficamos no hotel perto da praça central, e nesse momento foi o que mais senti o mal da altitude, o quarto era no terceiro andar, e foi duro respirar, a cada 10 passos era uma luta, chegava no quarto, capotava na cama com uma moleza enorme e muito cansaço. Sensação muito esquisita rsrs.



Apesar das atribulações um comentário de um amigo (o Haendel) no facebook fez toda a diferença, foi um revigoramento enoooooorrrrrme, disse assim: "Calma que essa sensação de 'o que eu to fazendo aqui' passa, a sua humanidade aflora novamente e vc descobre que seus limites aumentaram". Nesse momento lembrei exatamente da resposta para a pergunta inicial que fiz no post, "por que fazemos isso?" Bem, simplesmente porque apesar de todos os desafios não me imagino não fazendo, e pra quem lê esse comentário e tbm tem esse sentimento sabe que com sorriso no rosto ou com as dores do esforço faremos isso até o último dia das nossas vidas, como dizem os Fazedores de Chuva, somos "espíritos inquietos", e precisa de muito mais para nos desanimar.

Bora bora, o Salar está chegando ;-)

* Todas as fotos são créditos do Carlos, nesse dia eu estava de saco cheio até pra tirar foto rsrs

Comentários

  1. Putz... Que honra ser citado no seu blog!! E uma satisfação ter ajudado. Eu realmente quis que as palavras chegassem a vc num momento em que fossem úteis (que sorte que isso realmente aconteceu), mas não esperava que realmente tivessem ajudado de forma efetiva. A preocupação era justamente ser algo mais que um "vai lá, garota"(por melhor que seja dizer apenas isso..rs).

    Além do habitual parabéns, só posso dizer obrigado! E conte comigo!

    haendel.

    ResponderExcluir
  2. Menina.
    Acredito que quando tu sobes na tua BRANQUINHA, metade ou quase todo esse cansaço passa, o vento no rosto, estrada pela frente,novas paisagens e o prazer de conhecer novos lugares, isso não tem coisa no mundo que pague.
    Muito obrigado pelas lindas fotos, e relatos.
    Carlos, continue a cuidar dessa menina.
    ABRAÇOS E BOAS ESTRADAS .

    ResponderExcluir
  3. O que estou fazendo aqui??? A resposta é simples: Estou vivendo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

07/07 - De Marataízes à Guriri

Até esse momento da viagem, já se passaram mais de 1000 km rodados, e até onde vamos para realizar um objetivo? Para motociclistas ... distância não é limite !!! Eis que continuamos rodando pelo Espírito Santo, agora tendo como destino a Ilha de Guriri, mais um destino valendo a pena \o/ Bem, saímos de Marataízes de manhã, com um dia lindo, e com a beleza do caminho que fizemos ... foi incrível!!! Alguns amigos ficam perguntando se já estou com a bunda quadrada, ou toda dolorida e coisas do tipo, mas não, já estou acostumada a andar de moto, e gosto tanto, mas tanto ... que o corpo entende e nem reclama rsrs. Durante o percurso todo senti apenas dor no pulso esquerdo quando fomos de Maricá a Marataízes, principalmente porque exigiu muito da embreagem, mas o Rodrigo trouxe um anti-inflamatório milagroso, que se fosse distribuído gratuítamente resolveria todos os problemas da humanidade rsrs o negócio é muito bom, nunca mais vou viajar sem um ...

11/11 - De Viedma a Puerto Pirámides (Península Valdés)

Tem um verso de uma música do Skank, que apesar de muito dramática, tem um trecho que diz assim: "Vou deixar a vida me levar Pra onde ela quiser Seguir a direção De uma estrela qualquer" Vou deixar - Skank                                   Pois é... deixar a vida levar... seguindo uma estrela qualquer.... Nosso 11º dia de viagem foi exatamente com esta sensação!! Viedma surgiu no nosso roteiro simplesmente porque o Paulo iria se hospedar por lá, como estava anoitecendo... decidimos ficar por lá tbm. Ficamos num hostel simples... Mas que renderam bons momentos de conversa :) Nas paredes do hostel tinham imagens e mapas de um lugar lindo chamado El Condor, a menos de 30 kms de lá, então... bora ir descobrir né \o/ Em 1881 houve um naufrágio de um navio dinamarquês nessas águ...

Aula 4/5: Motores 4 Tempos

 E lá vamos nós para mais uma aula, o curso está cada dia mais interessante, estou abrindo mão até de algumas viagens só pra estudar, acredita?  Enfim, próximo conteúdo rsrsrs: Motores 4 Tempos. Importante: O conteúdo que estou escrevendo é com base no que entendi da aula no curso de mecânica na Radial Cursos , não é responsabilidade deles caso eu escreva algo errado, é até bom que me corrijam, afinal, conhecimento é sempre bem vindo :-) Mas se o post ficar bom... créditos pro professor Marco hein ;-) E continuo recomendando fazer o curso por lá, a prática e ver tudo  pessoalmente é bem melhor ;-) Os motores 4 tempos são atualmente os mais utilizados nas motocicletas, como já vimos no post anterior, a preocupação com o meio ambiente e outros fatores exigem motocicletas que visam poluir um pouco menos. Já coloquei aqui sobre o funcionamento dos motores na Aula 1 , só que agora vamos ver mais a fundo parte por parte. Lembram-se do Ciclo de Otto abordado na...