Fazedor de Chuva - Rota Nascente - 03/05

Quando eu estava fazendo pesquisas sobre o Rio Tietê me chamou a atenção as dezenas de músicas, homenagens, poesias e apelos para a limpeza dele em sua totalidade, uma das que mais gostei foi "O Rio Tietê pede socorro", de Antonio Cícero da Silva por ser tão direto com as palavras.

"Sou um rio tão rico,
Mas também tão pobre…
Por piedade suplico
Façam-me um nobre.

Antes estava tudo bem,
Mas o progresso chegou.
Não fiz mal a ninguém,
Mas a cidade me machucou.

Onde estão os poderosos?
Apenas ouço falar.
Parecem-me piedosos,
Mas quando irão me limpar?

Entra ano e sai ano
A continuo a esperar
Por todo o povo eu clamo
Que não querem colaborar.

Não esqueço do meu passado.
Onde estão os meus peixes?
Não sou mais verdadeiro
Sou um rio que padece.

Nas duas pontas sou lindo
Por que no meio não?
Preciso ser limpo

Peço portanto, muita atenção.
Quero águas cristalinas ,
Cheias de borras não

Em mim você jamais imagina…
Encha de fezes a sua casa, eu não."

Bem, nas extremidades é lindo e limpo, e Pereira Barreto foi uma das cidades em que mais me encantei. Cheguei na cidade a noitinha e encontrei um hotel razoável, como não estava mto afim de procurar acabei ficando lá mesmo.



A cidade é uma das Estâncias Turísticas do estado de São Paulo, e tem várias atrações bacanas.


A faxada do hotel, bem antigo... mas ok.



A minha expectativa era logo ir para o rio, na noite anterior enquanto jantava o dono do restaurante me perguntou o que fazia por lá e expliquei que queria conhecer o Tietê, ele tbm se impressionou e me mostrou um panfleto com dezenas de atrativos, e realmente tem mta coisa legal por lá.

A margem é enorme a apesar da areia, barro ou algas deu pra chegar bem perto.







Peguei até uma concha pra guardar de recordação *-*



O pessoal trabalhando...




E eu "quaaaase" não gosto de tirar foto né kkkkk já deu pra perceber :-$ rsrsrs




A roda traseira da moto ficou cheia de barro porque fiquei atolada em um momento, mas da pra acreditar que até essas horas são legais? Nada como fazer o que ama... *-*



E o registro da prefeitura ;-)






Enquanto estava lá na margem dava pra ver ao fundo uma ponte enorme, como sou super fã de ponte *-* quis ir lá tbm :-D saí rodando e perguntando na cidade como chegar lá.


E valeu a pena *-*








De Pereira Barreto voltei pra rodovia para ir em direção a Hidrelétrica 3 Irmãos afim de tirar fotos referente a Ilha Solteira como disse no post anterior, segue algumas novamente.




Bem, agora de consciência tranquila e continuando o registro, o próximo destino foi a pequena cidade de Sud Mennucci.  Uma coisa que achei legal é que esse município foi pioneiro no acesso ao fornecimento de wi-fi gratuíto para a população, essas iniciativas são sempre bacanas demais!!!


Pra chegar ao Rio Tietê basta pegar sentido a Usina: 


Descendo a rua da Usina (na parte da terra) chega a uma bifurcação, indo a esquerda por dentro do canavial e a esquerda novamente chega bem pertinho do rio, sem a necessidade de passar por fazendas.



E o registro da prefeitura como se deve ;-)


A sétima cidade percorrida foi Sto Antônio do Acaranguá, a chegada a cidade é muito agradável, com um rodovia bastante atraente.


E com um portal justamente apresentando o que a cidade produz e o que tem de melhor.




A cidade é bem pequena e pacata, dá pra acreditar que não achei nenhum restaurante para almoçar? Tratei de ir embora logo rsrs



E o registro do Rio fica  na ponte com Araçatuba



Atravessando a ponte estava me aproximando de Araçatuba, a oitava cidade do meu roteiro, segui em direção ao porto para tirar mais fotos.


E me surpreenderam as atividades por lá.





Segui pra prefeitura e já estava ficando craque no caminho rsrs segunda vez que passei de moto e já me sintonizava nas ruas :-D



Almocei no Habib's e parti logo para Birigui, estava muito atrasada no meu planejamento.


Birigui tbm é uma baita cidade, ficamos presos a grande São Paulo na questão de oportunidades e nos surpreendemos quando vamos conhecer a fundo mais o interior, com certeza uma ótima cidade com excelente qualidade de vida.


Para o registro do rio em Birigui, achei o Tietê apenas na ponte de divisa com Buritama, mas antes passei por Brejo Alegre.


Na prefeitura...



E depois segui para um condomínio pegando uma estradinha de terra ao lado do posto de gasolina em frente a prefeitura, tranquila de passar com qualquer motocicleta.


O guarda foi muito gentil em me deixar entrar e ir até a prainha





Mas não poderia demorar, o sol ia se por em pouco tempo.


Entrada do condomínio:


Fiquei vários e vários minutos na ponte fazendo o registro do rio para Birigui


O por-do-sol estava tão encantador que não conseguia me despedir, e fiquei lá...

... só aproveitando esse presente enorme e iluminado *-*




Saí quando já estava escurecendo rumo a Buritama.


Apesar de perto cheguei quando já estava escuro, achei um bom hotel e aproveitei a noite na cidade numa boa lanchonete e numa sorveteria fantástica :-D


Pelo meu planejamento eu iria rodar quase 10 cidades por dia, na estrada... já era meu terceiro dia e estava percorrendo apenas a minha 11ª cidade rsrs, mas tudo bem, faço o "sacrifício" de voltar pra essa região com o maior prazer :-D

Bora que o feriado prolongado está acabando... ;-)

Comentários

  1. Oi Noellen! Me indicaram seu blog no fórum da Tenere. Sou "só" garupa, hahaha, mas vim pelas dicas de viagens! Que fotos lindas do fim de tarde! Vou acompanhar pra ver mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosi, obrigada pelo comentário,

      o seu blog tbm é demais, desejo mtos kms de alegria sempre a vcs tbm ;-)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

18/11 - Ushuaia, o sonho realizado

16/11 - Rumo a Ushuaia, mas incompletos

15/11 - O dia que as coisas não saíram como o planejado